sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / As redes sociais, apesar do lado anárquico, já ocupam bom espaço

As redes sociais, apesar do lado anárquico, já ocupam bom espaço

segunda-feira 3 de setembro de 2018 às 08:44h

Nestes tempos em que grudar no celular e caminhar sem ligar mais para nada virou epidemia, as redes sociais ganharam uma força nunca vista. Ainda não decisiva, como em outros países, mas já mostrando as unhas.

O consenso entre os marqueteiros: as redes sociais vieram para ficar, mas ainda estão na infância. O rádio e a tevê ainda dão as cartas.

De fato, nos primeiro dias da propaganda eleitoral gratuita (para os políticos, quem paga é a gente), as diferenças são muito bem explícitas. Nas propagandas, especialmente nas inserções comerciais, cada um dá o seu recado da forma mais convencional, na tradição fala para todos ouvirem.

Anarquia — Já nas redes a anarquia é geral, sem chefe, sem estilo, sem regras, tipo vatapá no ventilador.

Elas absorvem as propagandas convencionais, tipo santinhos, mas entra tudo, de todos, simultamente, e também o lixo, memes com ataques de todos os lados, como na foto de um grupo de presidiários reunidos, que diziam tratar-se do primeiro comício de Lula.

Claro que a criatividade tem cadeira cativa. As redes nasceram em 1997, ainda são coisa nova, e o lixo veio com os usuários, temperado com novos tipos de crimes, a exemplo das fake news e outros, o de gente que ganha para distribuir elogios gratuitos a candidatos e produtos. É o futuro chegando. Dizem que 2020 será pior.

 

Por Levi Vasconcelos

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!