Artista plástico baiano de Santo Amaro da Purificação, Emanoel Alves de Araújo será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. Numa iniciativa do vereador Edvaldo Brito (PSD), a cerimônia virtual será nesta quinta-feira (26), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal aberto 12.3, no Portal Transparência (www.cms.ba.gov.br), Facebook da TV Câmara/@tveradiocam e Rádio Câmara 105.3 FM.
No Projeto de Resolução nº23/2019, Edvaldo Brito destaca as contribuições do escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo para a cultura e as artes na Bahia e no Brasil e do trabalho do artista no combate ao racismo, à discriminação e à intolerância de qualquer gênero e para a afirmação dos valores africanos e afro-brasileiros.
“Emanoel Araújo vem sendo considerado um extraordinário escultor. Suas obras tridimensionais se destacam pelas grandes dimensões pelos relevos e pelas formas integrantes nas edificações urbanas. Seus estilo, mesmo sendo único, dialoga com movimentos artísticos de toda a história, mas sempre com ênfase nos detalhes que descrevem e valorizam as características africanas”, descreve.
Pinacoteca
O autor do projeto da homenagem pontua a passagem de Emanoel Araújo pela direção do Museu de Arte da Bahia, de 1981 a 1983, e ressalta outros momentos da trajetória do artista: “Morando na capital do estado de São Paulo, foi diretor da Pinacoteca do Estado (1992 a 2002), recebeu a menção honrosa especial da Associação Brasileira de Críticos de Arte (1999), foi curador e diretor do Museu Afro-Brasil, o qual possui obras de sua coleção (2004). Foi, na cidade paulista, secretário Municipal de Cultural (2005)”.
“Descendente de criativos ourives, Emanoel Araújo tem raízes na sua cidade natal [Santo Amaro da Purificação] que fica em região tipicamente baiana de infindáveis belezas naturais e suas ideias de representar o mundo a sua volta foram de excepcional importância dos seus trabalhos”, pontua o vereador Edvaldo Brito.
As inúmeras exposições e o período de um ano em que Emanoel Araújo ensinou de artes gráficas, desenho, escultura e gravuras, a convite do City College University of New York, também foram lembrados pelo autor da resolução.