sexta-feira 15 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / CURIOSIDADES / Arqueólogos israelenses encontram restos de ópio em cerâmicas de 3.500 anos
quarta-feira 21 de setembro de 2022 às 18:28h

Arqueólogos israelenses encontram restos de ópio em cerâmicas de 3.500 anos

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


Segundo o AFP, o estudo conjunto da Autoridade de Antiguidades de Israel e o Instituto Weizmann de Ciências começou em 2012, quando as escavações na cidade de Yehud, no centro, revelaram uma série de tumbas da Idade do Bronze.

Os pesquisadores encontraram recipientes de cerâmica que se assemelhavam às flores da papoila-dormideira, a qual se deriva o ópio, que datavam do século XIV a.C.

Logo examinaram se haviam servido de recipiente para a droga, que de acordo com escritos anteriores era utilizada nos rituais funerários em Canaã, e encontraram “resíduos de ópio em oito recipientes”, disseram os investigadores em um comunicado.

É provável que esses recipientes “eram colocados nas tumbas para cerimoniais, os ritos e rituais realizados pelos vivos para seus familiares mortos”, disse Ron Be’eri, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades.

Durante essas cerimônias, “os membros da família ou um sacerdote em seu nome” tentavam “convocar o espírito de seus familiares mortos (…) e entrar em um estado de êxtase através do uso do ópio”, contou Be’eri.

No entanto, o arqueólogo reconheceu que o uso da droga nos tempos antigos é muito desconhecido. “Só podemos especular sobre o que se fazia com o ópio”, afirma o pesquisador.

Veja também

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta última quinta-feira (14) maioria de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!