quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Após terremoto em Taiwan o Japão emite alerta de tsunami
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 07:46h

Após terremoto em Taiwan o Japão emite alerta de tsunami

MUNDO, NOTÍCIAS


Nesta última terça-feira (2), um terremoto de 7,4 graus de magnitude ocorreu a 21 quilômetros de Hualien, em Taiwan, conforme relatado pelo serviço geológico dos EUA.

O desastre resultou na morte de nove pessoas e deixou pelo menos 800 feridos, segundo as autoridades locais.

O tremor ocorreu a uma profundidade de 34,8 quilômetros abaixo da superfície. Especialistas afirmam que quanto mais raso o terremoto, maior é o potencial de danos.

O abalo sísmico foi sentido em Taipé, a capital de Taiwan, que está a menos de 200 quilômetros do epicentro. Algumas áreas da cidade ficaram sem eletricidade devido ao terremoto. A interrupção do fornecimento de energia afetou mais de 87 mil propriedades, de acordo com a companhia de energia local.

Edifícios caíram e pessoas foram observadas deixando as construções.

Diversos tremores secundários foram registrados em Taiwan, incluindo um de 6,5 graus de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Taiwan se encontra no Anel de Fogo do Pacífico, uma área conhecida por sua intensa atividade sísmica e vulcânica, que se estende da Indonésia até o Chile.

Alerta de tsunami no Japão

Logo após o terremoto, as autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami, prevendo ondas de até três metros no sudeste do país.

Foi emitido um aviso de evacuação para a costa de Okinawa, conforme relatado pela emissora japonesa NHK.

Segundo a emissora, ondas grandes já atingiram a costa da ilha de Yonaguni, que é de propriedade do Japão e está relativamente perto de Taiwan.

As Filipinas também lançaram um alerta de tsunami para suas áreas costeiras.

De acordo com a mídia estatal chinesa, o abalo foi sentido na China, especificamente nas cidades de Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde, na província de Fujian.

Horas após os tremores, Taiwan, Japão e Filipinas cancelaram os seus alertas de tsunami, enquanto o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico afirmou que a ameaça aos Estados Unidos “passou em grande parte”.

Veja também

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas