quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Apoio do PSL a Maia é visto como sinal para aprovação de Reforma da Previdência
quinta-feira 3 de janeiro de 2019 às 07:13h

Apoio do PSL a Maia é visto como sinal para aprovação de Reforma da Previdência

POLÍTICA


Anunciado nesta última quarta-feira (2) o apoio do PSL, segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Casa foi elogiada por secretários e representantes de entidades. Mansueto de Almeida, secretário do Tesouro, bem como Rogério Marinho, secretário da Previdência, acreditam que o acordo pode ajudar a aprovação da reforma da Previdência, tida como uma das mais urgentes para o novo governo Jair Bolsonaro (PSL).

Mansueto, que foi escolhido para o cargo por Michel Temer e permanecerá no posto com Bolsonaro, o apoio do PSL a Maia é “algo importante e ajuda para a aprovação da reforma da Previdência”. Segundo Almeida, Maia lutou bastante para aprovação do ajuste no ano passado.

Ao chegar há pouco para a transmissão do cargo do ministro da Economia, Paulo Guedes, Almeida também destacou a unidade dos discursos dos governadores ontem sobre a importância da mudanças nas regras previdenciárias para a sustentabilidade das contas públicas. Mansueto também lembrou que o presidente Bolsonaro também citou a importância de aprovar as reformas estruturais para colocar a economia nos trilhos. “São muitos sinais bons neste início de governo”, disse Almeida.

De acordo com ele, a política do novo governo será de continuidade do ajuste fiscal com “coisas mais ousadas”. Estão entre os pontos mais ousados uma nova política de redução das renúncias e subsídios e a reavaliação da eficácia dos programas do governo federal.

Em entrevista coletiva com jornalistas, o secretário da Previdência, Rogério Marinho, disse que o apoio de PSL a Maia é “ótima notícia”. Ele, porém, não descartou outros nomes. “Se Maia ou outro candidato que apoia a reforma da Previdência for eleito, ajuda muito.”

CNI

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, a continuidade de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados “facilitaria” a aprovação de reformas no novo governo. “Se ele continuar, será uma boa notícia, porque ele tem sido um bom presidente. Isso com certeza facilita a aprovação das reformas, porque ele já conhece bem o debate”, disse Andrade, ao chegar para a cerimônia de transmissão de cargo para o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta tarde em Brasília.

Andrade preferiu não comentar as propostas que vêm sendo apresentadas pela equipe de Guedes, disse apenas: “Vamos esperar que o ministro assuma de fato”.

O presidente nacional do PSL, o deputado federal eleito Luciano Bivar (PSL-PE), se reuniu ontem (2) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e fechou o apoio da bancada à reeleição dele para o comando da Casa.

Em troca, Maia se comprometeu a entregar ao PSL o comando de duas comissões importantes, a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças, além da 2ª vice-presidência da Câmara. Segundo Bivar disse ao Estado, Maia também se comprometeu a apoiar as pautas do governo de Jair Bolsonaro.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!