domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Menos de 10% dos municípios baianos possuem aterro sanitário
quarta-feira 3 de julho de 2019 às 10:12h

Menos de 10% dos municípios baianos possuem aterro sanitário

DESTAQUE, POLÍTICA


Segundo levantamento, existem pelo menos 216 lixões no estado

Apenas 43 cidades baianas dispõem de aterros sanitários. A informação foi divulgada nesta última terça-feira (2) a partir de dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) repassados.

Os aterros sanitários são considerados o destino mais adequado para o descarte de lixo. No começo de maio, o Bahia Notícias informou que havia 41 municípios com aterros implantados. Através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios foram obrigados a eliminar os lixões a céu aberto.

No entanto, as cidades informam ter dificuldade para cumprir a determinação, principalmente pelo custo da obra. No entanto, há prazos para todos os municípios cumprirem a lei federal. Capitais e municípios das regiões metropolitanas tiveram prazo até 31 de julho de 2018. Já cidades com mais de 100 mil habitantes precisam cumprir o acordo até o dia 31 de julho deste ano.

Os municípios de 50 a 100 mil habitantes têm até 31 de julho de 2020. Para os com menos de 50 mil habitantes, o limite é 31 de julho de 2021. Ainda segundo a Sedur, existem pelo menos 216 lixões no estado. A quantidade ainda pode ser maior devido já que 105 cidades não informaram como tratam o lixo à secretaria.

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!