O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) rebateu, em entrevista a Esther Silva e Romulo Faro, do bahia.ba, a declaração do colega de parlamento Rosemberg Pinto (PT) – líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA) – de que a explosão da violência na Bahia é, na verdade, “uma questão nacional”.
“O governador, literalmente, corre do tema. Tenta colocar a culpa em todos. Inclusive disse que na Europa está igual. Um verdadeiro absurdo. Segurança pública se faz no estado, valorizando a tropa (policial), dando condições salariais, de equipamentos e também de segurança. Ao invés de correr, Jerônimo deveria reconhecer e resolver o problema”, disse Leandro de Jesus.
Assista:
Em cerimônia de entrega do novo Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador na segunda-feira (9), Jerônimo Rodrigues (PT) ignorou a pergunta de um repórter sobre a violência na Bahia. O deputado Rosemberg Pinto saiu em defesa do governador. “A violência na Bahia não deve ser tratada como um problema exclusivamente local, mas sim como uma questão nacional.”
Segundo os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que reúne indicadores estatísticos da Secretaria Pública de cada estado, a Bahia lidera os índices de violência no Brasil em 2024. Só no primeiro semestre, foram registrados 2.087 homicídios dolosos (quando há intenção de matar). São, em média, 11 assassinatos por dia.