Nesta quinta-feira (11), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, se reuniram para tratar de uma aproximação entre as instituições e discutir suas áreas de atuação, assim como as possibilidades de estabelecer uma parceria estratégica para a troca de informações úteis.
Vitale apresentou o escopo das atividades realizadas pela ANTT, que incluem a regulação e fiscalização de concessões rodoviárias e ferroviárias federais, bem como os transportes terrestres de cargas e interestaduais/internacionais de passageiros. Ele também explicou o funcionamento do Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), onde são recebidos, armazenados e processados dados das concessões em tempo real, transformando-os em informações importantes. A intenção, segundo o diretor-geral, é transformar o Centro em um grande hub de informações. O CNSO é uma das inciativas do Programa PROREV, que está promovendo as revoluções Regulatórias, tecnológicas e comportamentais na ANTT.
Por outro lado, Pochmann destacou a importância de iniciativas como essa para a integração e compatibilização dos diferentes dados que podem ser obtidos por meio de cooperações de interesse mútuo.
O chefe de Gabinete da ANTT, Anderson Lessa, que também participou da reunião, apresentou o Coopera ANTT, programa de acordos e cooperações técnicas da Agência, como um possível instrumento para eventual parceria entre os dois órgãos.