O aluno de 13 anos que matou nesta segunda-feira (27) em São Paulo a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, usou uma máscara de caveira semelhante à utilizada por dois assassinos no ataque à Escola Raul Brasil, em 2019, que ficou conhecido como Massacre de Suzano.
A máscara de caveira, usada tanto em Suzano como no ataque desta segunda-feira na capital paulista, é símbolo de movimentos supremacistas nos Estados Unidos. Um deles é a Divisão Atomwaffen, uma organização neonazista terrorista fundada em 2015.
No ataque de hoje, o aluno esfaqueou ao menos dez vezes a professora Elisabeth, em uma sala de aula. A educadora morreu após ser levada para o Hospital Universitário da USP.
Como publicou o portal Metrópoles, o estudante criou uma enquete na internet sobre assassinos em série.
Com a pergunta “Qual dos serial kilers [sic] você seria?”, o aluno apreendido propõe uma enquete sobre cinco formas de matar: “entrando pela janela com uma faca ou arma; vestido de palhaço e chamando atenção de crianças/adolescentes para depois matar; só mataria por vingança; tanto faz e estupraria e matava depois.”
Na série de perguntas, o adolescente ainda elenca quatro assassinos em série, além do Coringa, palhaço dos quadrinhos e do cinema conhecido pela extrema agressividade. À personagem de ficção, o adolescente dedica outro quiz: “Com qual Coringa você mais se parece?”.
O caso é investigado pelo 34º DP (Vila Sônia).
Cenas fortes: Vídeo mostra momento em que aluno invade escola e ataca professora