segunda-feira 16 de setembro de 2024
Fotos: Arte/Metrópoles
Home / ELEIÇÕES 2024 / Aliados de Nunes veem efeito do horário eleitoral e Marçal enxerga ‘linha positiva’ no Datafolha
quinta-feira 5 de setembro de 2024 às 18:32h

Aliados de Nunes veem efeito do horário eleitoral e Marçal enxerga ‘linha positiva’ no Datafolha

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Integrantes da campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB) atribuíram ao início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e à intensificação da campanha de rua a oscilação positiva do emedebista na pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (5). Nunes registrou 22% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que a rodada anterior do levantamento, realizada há duas semanas. A variação ocorreu no limite da margem de erro.

A alta do prefeito levou a um empate numérico com Pablo Marçal (PRTB), com quem Nunes disputa o eleitorado de direita e bolsonarista. O influenciador, que havia crescido sete pontos há duas semanas, agora oscilou um ponto percentual para cima, de 21% para 22%. “O Marçal manteve uma linha positiva”, disse o vereador Rubinho Nunes (União), ex-aliado do prefeito e agora conselheiro do candidato do PRTB.

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) enxerga a situação de maneira oposta. “O ritmo de crescimento de Pablo Marçal teve desaceleração expressiva. As intenções de voto nele oscilaram apenas um ponto percentual para cima nos últimos 14 dias, enquanto sua rejeição cresceu 4 pontos”, disse a coordenação do psolista, em nota que comemorou ter passado de 17% para 19% das intenções de voto na pesquisa espontânea. “Isso mostra que temos voto consolidado e resiliência”, afirmaram os coordenadores.

O Datafolha aponta que do ponto de vista técnico não houve alteração no cenário colocado já que ninguém variou fora da margem de erro e houve manutenção do empate triplo entre Nunes, Marçal e Boulos, que continuou com 23% na pesquisa estimulada.

Nunes tem mais de 60% de tempo do horário eleitoral gratuito, enquanto Marçal não tem participações no rádio e na TV porque o PRTB não superou a cláusula de barreira. A avaliação de um secretário de Nunes é que a Datafolha anterior refletiu uma fase da campanha marcada pela influência das redes sociais, onde Marçal é dominante, mas que agora há outros meios do debate eleitoral chegar ao público.

“A televisão e o rádio são importantes. Nós estamos de caminho certo de falar da gestão e da cidade’, disse Baleia Rossi, presidente do MDB. Outros integrantes do partido afirmam que o resultado do Datafolha já era esperado pois a melhora de Nunes havia sido identificada em levantamentos internos.

Veja também

Bahia mantém previsão de queda na safra de grãos 2024

Após uma produção recorde de grãos em 2023, novas estimativas apontam para uma redução na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!