sexta-feira 3 de maio de 2024
Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro — Foto: Pablo Valadares, Zeca Ribeiro e Michel Jesus / Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Aliados de Bolsonaro mantêm domínio nas redes, aponta Quaest
sexta-feira 15 de setembro de 2023 às 07:35h

Aliados de Bolsonaro mantêm domínio nas redes, aponta Quaest

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Oito dos dez deputados federais mais populares nas redes sociais fazem oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o Índice de Popularidade Digital, divulgado pela Quaest. Por outro lado, conforme matéria de Alan Souza e Cibelle Brito, do O Globo, André Janones (Avante-MG) é o único aliado do petista que aparece na lista, mas com queda no engajamento digital. Parlamentares como Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Bia Kicis, todos do PL, cresceram em presença nas redes, apesar do desgaste de Jair Bolsonaro (PL) com o caso das joias e declarações do hacker da Vaza Jato na CPMI.

Nas redes sociais, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que integra a base governista, registrou uma das maiores quedas de engajamento, e já não integra o grupo de parlamentares com mais interação. No Instagram, a redução foi de 43%, enquanto chegou a 41% no Facebook. De acordo com o monitoramento, petistas e aliados enfrentam dificuldades em aproveitar escândalos envolvendo o ex-presidente nas últimas semanas para turbinar suas atividades on-line.

Ranking mostra posicionamento de deputados federais segundo índice de popularidade digital — Foto: Quaest
Ranking mostra posicionamento de deputados federais segundo índice de popularidade digital — Foto: Quaest

Janones é o que teve maior queda no índice, de 29,5%, em relação ao último lançamento. O movimento fez o parlamentar cair cinco posições no ranking — em agosto, ele apareceu com 30,3 pontos numa escala que vai de 0 a 100.

A atual posição do deputado, segundo o estudo, também se deve à redução na quantidade de postagens feitas por ele no período. Em agosto, Janones fez uma média de 3,5 publicações por dia no X, ex-Twitter, ante 11,2 postagens diárias, em maio. O teor dos conteúdos também mudou — se há quatro meses o deputado postava sobre as conquistas do governo Lula, somando 32 publicações no Facebook, em agosto, fez apenas duas postagens, sendo uma delas sobre o dia do Advogado.

Janones ficou muito conhecido durante a pandemia da Covid-19 em razão das lives nas quais explicava os trâmites para a aprovação do auxílio emergencial. Na época, chegou a atingir 3,3 milhões de visualizações e 177 mil comentários no Facebook.

A queda do deputado no índice de setembro fez com que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) subisse uma posição e se tornasse o terceiro com maior popularidade nas redes, com 38,2 pontos. Apesar disso, o filho do ex-presidente registrou uma perda de 6,3% no engajamento.

À frente de Janones aparecem também o deputado Tiririca (PL), na 5ª posição — que não é frontalmente de oposição, apesar de integrar o PL — e a deputada Carla Zambelli (PL), na 6ª colocação. A parlamentar, inclusive, viu a popularidade digital subir 15 posições.

A ascensão nas redes de Zambelli aconteceu mesmo após a parlamentar ter sido apontada por Walter Delgatti Netto, durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos, de ter mediado o contato entre o hacker acusado de dentar invadir as urnas eletrônicas e Bolsonaro. Na ocasião, segundo o depoente, o ex-presidente teria tentado fazer com que o programador assumisse a autoria de um grampo contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Foi na dimensão da mobilização que a deputada mais cresceu: sua atividade nas redes utiliza muitos vídeos em tom de denúncia, que acabam por angariar milhares de compartilhamentos e aumenta seu alcance nas redes”, avalia o estudo.

Na base do governo, outro parlamentar que perdeu expressão nas redes foi Guilherme Boulos (PSOL-SP). O levantamento da Quaest mostrou que ele foi o terceiro que mais sofreu com a popularidade, uma queda de 23,8% na comparação com maio.

O mapeamento mostra que a queda no desempenho do político nas redes se deu apesar de ter mantido o teor das postagens, em comparação com a última pesquisa. O deputado não teve nenhum conteúdo com engajamento relevante, enquanto em maio conseguiu viralizar com sátiras a Bolsonaro e Deltan Dallagnol, cujo mandato foi cassado, e denúncias de golpes sofridos por aposentados e pensionistas.

Reação da esquerda

Apesar da queda de Janones e Boulos, a popularidade digital dos governistas cresce com a presença on-line de deputadas como Andreia Siqueira (MDB-PA) e Erika Hilton (PSOL-SP), que aparecem com 19,2 e 20,3 pontos, respectivamente.

Esse segmento, segundo o levantamento, registrou crescimento muito em função do engajamento dos internautas mais jovens. Esse é caso de Hilton, muito mencionada nas redes em função do meme “Deputada Erika Hilton cuidará disso”.

Já no PT, partido do presidente, não há grandes destaques. A deputada melhor posicionada é Gleisi Hoffmann, que estacionou em 21 pontos desde o último levantamento.

Veja também

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas