quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Parlamentares de partidos abrigados no primeiro escalão do governo têm histórico de votação contrário aos interesses do Planalto - Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Aliado de Bolsonaro, líder do MBL e opositor de Dilma: veja os deputados de siglas da base que mais votam contra Lula
quinta-feira 1 de junho de 2023 às 06:41h

Aliado de Bolsonaro, líder do MBL e opositor de Dilma: veja os deputados de siglas da base que mais votam contra Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) é o parlamentar dos partidos da base do governo que mais desobedeceu ao governo, aponta levantamento feito por Dimitrius Dantas, do O Globo. Até agora, ele só seguiu o governo em 2 das 31 votações em que participou e em que houve orientação do Planalto para sua bancada. Por outro lado, 53 parlamentares votaram como o Palácio do Planalto recomendou em todas as suas votações.

Os dados reforçam os problemas que o governo enfrenta no Congresso Nacional. Segundo os números, 28 deputados, todos eles do PSD, do União ou do MDB, votaram contra o governo em mais da metade de seus votos até o momento. Nesse grupo, além de Osmar Terra, estão nomes com atuação histórica contra o PT, como Kim Kataguiri (MDB), Rosângela Moro (União), Mendonça Filho (União) e Sargento Fahur (PSD).

Liderança do MBL, movimento que liderou os protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, Kataguiri votou da mesma forma que o governo em 20% de seus votos: ele participou de 40 votações. Ele foi o terceiro mais “desobediente” da base.

Entretanto, ele, assim como Sargento Fahur, o segundo mais desobediente, com 15%, são considerados inatingíveis para a articulação política do governo. Em outras palavras, mesmo que MDB, PSD e União mudem a postura e se alinhem mais com o governo, é improvável que esses parlamentares comecem a votar seguindo a orientação do governo.

Como padrão de comparação, outros deputados da base tem um grau de fidelidade muito maior. Dos 53 deputados que votaram sempre com o governo, 50 são do PT. Os outros três são do PSB (Pedro Campos), do União (Luciano Bivar) e do Avante (André Janones). No caso do PSB, por exemplo, o deputado mais desobediente é Heitor Schuch (PSB-RS), mas que mesmo assim seguiu o governo em 77% dos seus votos.

Da mesma forma, no PDT, o deputado mais infiel é Félix Mendonça Junior, com 67% de votação com o governo. Entretanto, a maioria dos parlamentares do partido vem seguindo as orientações feitas aos governistas: a média de adesão do partido é de 87%.

Para esse levantamento, o jornal considerou apenas deputados que participaram de mais de 10 votações. Até o momento, o governo orientou a bancada, para votar “Sim” ou “Não” em 63 votações.

O governo vive, nesta semana, o seu momento mais tenso na relação com o Congresso. Diante de uma base frágil, enfrenta dificuldades para aprovar o relatório do deputado Isnaldo Bullhões (MDB-AL), já referendado em comissão especial na última quarta-feira. Nesta quarta-feira, antes da votação da MP da Esplanada, o presidente da Câmara, Arthur Lira, criticou a articulação política do governo.

— Se resultado não for de aprovação, a Câmara não deverá ser responsável pela falta de organização do governo. Se o governo tivesse todos os votos par a aprovação, teríamos votado ontem. O presidente da Câmara (ele próprio) ajuda, mas não é líder de governo ou da oposição. Venho, há muito tempo, alertando o governo sobre essa falta de pragmatismo, consideração e atendimento — afirmou ao chegar à Câmara para reunião com líderes partidários. — Há uma insatisfação generalizada dos deputados, e talvez dos senadores, que ainda não se posicionaram, com a falta de articulação política do governo, não de um ou outro ministro.

Veja também

Overclean: Vereador baiano preso devido operação envia mensagem de fim de ano: ‘Boas Festas’

O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!