O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, embarca nesta sexta-feira (15) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa de agendas para apresentar o Programa Combustível do Futuro e outros projetos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Governo do presidente Lula voltados para a transição energética visando atrair investimentos externos para o Brasil.
No domingo (17/9), Silveira participa do Dia de Aceleração das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) sobre os Pactos de Energia. O Brasil é responsável pelas temáticas do hidrogênio e biocombustíveis.
Já na segunda (18/9), o ministro participa do Seminário “Brazil on Focus”, que reúne representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos. O evento é uma grande oportunidade para atrair novos investimentos para o Brasil, demonstrando a liderança do país na transição energética e apresentar os projetos desenvolvidos pelo governo brasileiro.
Ontem, o presidente Lula assinou o projeto de lei do Programa Combustível do Futuro, que traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e vai ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). São previstos R$ 250 bilhões em investimentos por meio do projeto.
Outra grande expectativa do governo brasileiro é a Política Nacional de Transição Energética que, entre outras ações, prevê a criação de um marco regulatório para o hidrogênio de baixo carbono e a regulamentação do aproveitamento energético offshore.