A lista de possíveis sucessores de Ângelo Coronel (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Al-ba) cresceu e, diferentemente da tese pregada pelos políticos “de que o jogo só começa a ser jogado depois das eleições, as movimentações já se iniciaram há algum tempo.
Seis nomes estão entre os principais cotados para assumir o posto: Ivana Bastos (PSD), Adolfo Menezes (PSD), Alex Lima (PSB), Nelson Leal (PP), Rosemberg Pinto (PT) e Zé Raimundo (PT).
Os candidatos do PSD já chegam com a força e o peso do apoio de Coronel e, sobretudo, do senador Otto Alencar (PSD). A agremiação também vai querer bancar um nome caso eleja a maior bancada, com até 13 deputados estaduais. Ivana Bastos (PSD) pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Adolfo Mezes (PSD), por sua vez, já era especulado quando Marcelo Nilo (PSB) deixou a presidência (porém, dizem as fontes, ele é considerado muito ‘nilista’ e por isso a sua candidatura perde força).
Nelson Leal (PP) é um dos mais fortes dentro do parlamento porque é único que transita nos dois lados (tanto na base, quanto na oposição). Ainda no campo progressista, o nome de Luiz Augusto (PP) também chegou a circular entre as conversas, mas o próprio prefere não se colocar na disputa.
Se o PT quiser emplacar um nome – como deseja o presidente da sigla na Bahia, Everaldo Anunciação – ganham força Rosemberg Pinto (PT) e Zé Raimundo (PT). Ambos os petistas podem ser os mais votados da agremiação nesta eleição.
Por Henrique Brinco, Juliana Nobre e Victor Pinto