quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Parlamentares utilizaram horário para publicizar ações de seus mandatos, além de defender pautas e posicionamentos. Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / AL-BA: Deputados estaduais analisam o pagamento de precatórios do Fundef
quarta-feira 9 de agosto de 2023 às 12:40h

AL-BA: Deputados estaduais analisam o pagamento de precatórios do Fundef

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) a professores baianos da rede estadual está sendo analisado pela Assembleia Legislativa (AL-BA). Parlamentares da base do governo e da oposição já começaram a discutir como isso será feito.

Os professores querem que o pagamento seja feito com correção de juros e mora. A cobrança é referente à segunda das três parcelas dos mais de 9 bilhões de reais que a Bahia tem direito do Fundef.

A primeira parte – cerca de 4 bilhões de reais – foi paga segundo o AratuOn no ano de 2022 e corresponde a 40% do valor total. Dessa quantia, 60% (o que equivale a mais de 2 bilhões de reais) foram destinados aos profissionais da educação. Já os 40% restantes foram para a manutenção de escolas. As duas parcelas restantes, ambas no valor de mais de 3 bilhões de reais, serão pagas em 2023 e 2024.

Da base governista, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) e o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), acreditam que, por ser professor, o governador Jerônimo Rodrigues terá mais “sensibilidade” com o assunto. Fabíola disse que Jerônimo tem consultado o jurídico e a Procuradoria, e Rosemberg compartilhou a opinião do partido: “Flexibilizar o máximo que a lei permitir”.

O deputado Emerson Penalva (PDT), por sua vez, ressaltou que outros estados já contemplaram a categoria, menos a Bahia. “Sugeri, inclsuive, que o governador Jerônimo puxasse pra ele a responsabilidade da decisão”, comentou.

Já o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD), disse que há um entendimento no Supremo Tribunal Federal (STF) de não pagar os precatórios com juros e correção, mas que isso será feito caso decidido assim. “Se tem que pagar, vai pagar”, afirmou.

Veja também

Ao lado de Netanyahu, Trump diz que quer tirar ‘todos’ os moradores de Gaza permanentemente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que quer tirar “todos” os moradores da Faixa de Gaza de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!