segunda-feira 27 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / AL-BA aprova projeto de isenção de IPVA para carros elétricos
terça-feira 5 de dezembro de 2023 às 19:10h

AL-BA aprova projeto de isenção de IPVA para carros elétricos

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo. O PL nº 25.077/2023 altera a Lei nº 6.348, de 17 de dezembro de 1991, e concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros 100% elétricos de R$ 300 mil. Já a proposta nº 25.108/2023 promove ajustes na estrutura organizacional da Polícia Militar.

A matéria que estabelece a isenção do IPVA para veículos elétricos já havia sido colocada em apreciação na sessão ocorrida no último dia 28 de novembro, quando o líder da bancada governista, deputado Rosemberg Pinto (PT), fez a leitura do seu parecer opinando pela aprovação. Na ocasião, o deputado Tiago Correia (PSDB) pediu vista do texto, o que interrompeu a discussão.

Além da isenção prevista, o projeto ainda define que o IPVA para veículos elétricos com valor acima de R$ 300 mil será de 2,5%. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governador Jerônimo Rodrigues explicou que o objetivo da iniciativa é incentivar a aquisição de veículos elétricos no estado, em consonância com as políticas públicas voltadas à questão ambiental. “Esta é uma importante medida do Governo do Estado em prol da diminuição da poluição, uma vez que os automóveis elétricos não emitem poluentes, do fomento a atração de novos investimentos na área da tecnologia e do desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade ambiental”, argumentou.

Após a votação da primeira proposição que constava na ordem do dia, o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, colocou para apreciação o projeto que reorganiza a Polícia Militar baiana. Relatado pelo deputado Vitor Bonfim (PV), que deu parecer pela aprovação, o texto promove remanejamento de unidades e adequação de suas nomenclaturas. Em sua leitura, o relator destacou que a ação vem do comprometimento do governo estadual com o aprimoramento da prestação dos serviços de segurança pública.

Vitor Bonfim justificou a rejeição da emenda nº 1, que foi apresentada pelo deputado Pablo Roberto (PSDB) e previa o aumento da idade máxima para ingresso nos quadros da Polícia Militar. De acordo com o relator, essa é uma iniciativa que cabe ao Executivo. Já as emendas nº 2 e 3 foram apresentadas pelo próprio relator e foram acrescentadas ao texto original. Dentre as modificações indicadas, está a mudança nas expressões “Comando de Operações de Inteligência” por “Comando de Inteligência” e “Comandante de Operações de Inteligência” e “Subcomandante de Operações de Inteligência” por, respectivamente, “Comandante de Inteligência” e “Subcomandante de Inteligência”.

Findada a votação dos projetos, o presidente da ALBA convidou a todos os colegas de Parlamento para participarem da ação Natal Solidário, promovida pelo Instituto Assembleia de Carinho, que é dirigido pela presidente Denise Menezes. A iniciativa tem coletado alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa Bahia Sem Fome, do governo estadual.

Acordo

Os líderes Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), das bancadas governista e oposicionista, respectivamente, anunciaram ao plenário o acordo para apreciar, no próximo dia 12, um pacote de projetos que constam na ordem do dia. Dentre eles, estão propostas oriundas de órgãos como Ministério Público (MP-BA), Defensoria Pública (DPE-BA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e do Tribunal de Justiça (TJ-BA).

Na oportunidade, informaram os líderes, a expectativa é que ocorra a apreciação de proposições apresentadas por parlamentares que já tenham sido aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A ideia, conforme explicou Rosemberg Pinto, é colocar em deliberação ao menos um projeto por deputado. Para isso, as assessorias técnicas vão se debruçar, nos próximos dias, no levantamento das matérias aptas para votação em plenário.

Veja também

Partido Novo muda regras e usa fundo eleitoral para crescer em 2024

Depois de eleger apenas um prefeito e 29 vereadores em 2020, o Novo se prepara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas