sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Ministério da Infraestrutura
Home / NOTÍCIAS / Agentes utilizam abordagem 100% digital em rodovia federal
sexta-feira 7 de agosto de 2020 às 07:17h

Agentes utilizam abordagem 100% digital em rodovia federal

NOTÍCIAS


Uma blitz digital foi promovida nesta última quinta-feira (6) na rodovia federal BR-050 em Minas Gerais. Os agentes fiscalizaram, por meio do celular, os documentos CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), de modo totalmente digital pelo aplicativo Vio, que garante a legitimidade dos documentos.

A ação teve o objetivo de mostrar como a transformação digital promovida pelo Governo Federal torna a fiscalização mais rápida, segura e efetiva, com explicou o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que participou da operação.

“O Ministério da Infraestrutura, no último um ano e meio, transformou cem por cento dos seus serviços digitais, de forma que, hoje, o cidadão, o motorista, pode ter um documento nacional de habilitação, o documento do motorista digital, e também o CRLV, que é o documento do carro, também digital. Dessa forma, a abordagem feita pela Polícia Rodoviária Federal é mais eficiente, mais célere e também muito mais segura tanto para o cidadão, mas também para o policial que está em campo”, disse.

Uma série de serviços oferecidos pelo Governo Federal foram digitalizados nos últimos meses. No setor de transportes e trânsito, por exemplo, foram informatizados 187 serviços públicos.

Além da Carteira Digital de Trânsito e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, foi criado o InfraBR, um aplicativo digital que oferece apoio aos caminhoneiros, permitindo obter informações sobre o funcionamento de serviços essenciais para continuar nas estradas. Outro serviço digital disponível ao cidadão é o Portal de Multas do Dnit, que reúne os serviços de defesa de autuação.

“Essa é uma pauta conjunta entre o Ministério da Infraestrutura, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Justiça, de forma que possamos, juntos, como servidores públicos, gestores públicos, entregar um país mais eficiente, mais moderno e principalmente um país mais seguro para o cidadão brasileiro”, acrescentou Marcelo Sampaio.

Autoatendimento de Cabine de Pedágio

Também nesta quinta-feira, em Minas Gerais, o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou da inauguração de autoatendimento de cabine para pagamento de pedágio, batizado de Olívia. É mais uma alternativa para motoristas pagarem a tarifa de pedágio, além dos atendimentos tradicionais e das pistas automáticas.

As novas cabines de autoatendimentos estarão disponíveis na BR-050, nas praças de Uberaba (Km 104+900) e Araguari (Km 051+475), administradas pela concessionária ECO050, do grupo Ecorodovias. O novo sistema busca dar mais conforto ao usuário, em especial durante pandemia, onde é recomendado o distanciamento social. O autoatendimento exclui a necessidade de saque e manejo de cédulas de dinheiro durante a viagem e é exclusivo para carros, considerados veículos leves.

 

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!