Recentemente, o atual candidato à vice-governadoria, o vereador Geraldo Júnior (MDB), que compõe a chapa governista com o candidato do Partido dos Trabalhadores, Jerônimo Rodrigues, afirmou em evento que conseguirá agregar o apoio de toda classe de vereadores do estado.
Ao comentar a declaração, o presidente interino da União dos Vereadores do Brasil (UVB-BA), o vereador do município de Madre de Deus, Marden Lessa, afirma que esta não representa na totalidade um posicionamento da entidade, sobretudo dos membros do legislativo do interior do estado.
“A UVB respeita o vereador Geraldo Jr, assim como os demais que se colocam dentro do processo político, pois isso fortalece os vereadores da Bahia, mas essa é uma fala genérica, não representa toda a entidade. Nós temos outras lideranças com nome competitivo que tem fortalecido o debate sobre municipalismo e um legislativo mais atuante nas cidades, a exemplo da presidente licenciada da UVB, Edylene Ferreira, que pode configurar muito bem na chapa majoritária de ACM Neto, por ser mulher, atuante na política, e que através da sua articulação reergeu a entidade e tem mais abertura com os vereadores do estado.”, falou Lessa.
Representatividade
Tem ganhado força nos últimos dias, no meio político, a possibilidade de uma mulher compor a chapa de ACM Neto (UNIÃO) ao Governo da Bahia. Surgem nomes de mulheres do legislativo como o das vereadoras de Salvador, Ireuda Silva e Cris Correia. Além do nome de Edylene Ferreira, vereadora de Serrinha e presidente da UVB-BA, licenciada, que corresponderia ao desejo de também agregar uma liderança feminina do interior do estado.
A participação de uma mulher na chapa majoritária está sendo defendida também pelo presidente do PDT na Bahia, o deputado federal, Félix Mendonça.