Depois das intervenções realizadas no aeroporto de Vitória da Conquista e no Salvador – cuja entrega das obras está agendada para 4 de dezembro deste ano – o governo federal agora planeja reformar o aeroporto de Barreiras, no oeste baiano, incluindo o terminal de passageiros, a pista de pousos e decolagens, e o pátio de aeronaves. Também está no radar do Ministério da Infraestrutura a realização de estudos – ainda em estágio embrionário – para a construção de um aeroporto na região do litoral norte da Bahia, que concentra grande número de hotéis e registra significativo fluxo turístico, sendo atendido hoje apenas pelo aeroporto de Salvador.
As novidades foram anunciadas pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, durante entrevista na rádio. Ilhéus e Valença também estão no foco governamental, de acordo com ele.
Glanzmann destacou no jornal A Tarde, que a Bahia possui atualmente cerca de 80 aeródromos públicos, que podem ser explorados comercialmente em parceria com a iniciativa privada, e citou a possibilidade de incluir o terminal de Paulo Afonso na sétima rodada brasileira de concessões de aeroportos, prevista para o primeiro semestre de 2022.