domingo 24 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Globo
Home / NOTÍCIAS / Ações judiciais mantém em suspense futuro da produção de petróleo em terra na Bahia
sexta-feira 12 de agosto de 2022 às 13:14h

Ações judiciais mantém em suspense futuro da produção de petróleo em terra na Bahia

NOTÍCIAS


Apesar do acordo anunciado em abril deste ano para a venda do Polo Bahia Terra, por parte da Petrobras para as empresas PetroRecôncavo e Eneva, ações judiciais mantém segundo o jornal Correio* ainda em suspense o futuro produção de petróleo em terra na Bahia. A situação preocupa representantes do setor de óleo e gás no estado.

Em abril foi feito o anúncio oficial da proposta vencedora pelo consórcio da PetroRecôncavo e a Eneva, empresas com larga reputação no mercado e capacidade financeira – inclusive, a PetroReconcavo é baiana e atua há mais de 20 anos na indústria de petróleo e gás do Brasil. O problema é que outra empresa que participou da licitação, a Aguila Energia e Participações, contesta o resultado.

Um manifesto assinado por empresas e entidades do setor de petróleo pede que uma decisão seja tomada com brevidade a respeito do assunto. Nos últimos 32 meses, a produção terrestre caiu 43% por aqui e nem mesmo a alta no valor do barril foi suficiente para reverter este quadro. Na semana passada, Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), divulgou um manifesto de apoio à venda do Polo Bahia Terra.

“Na Bahia, a exemplo de outros estados do país, está em curso um processo perverso de queda da produção de óleo e gás em terra”, afirmou Alban. Citando dados da ANP, ele lembra que a produção baiana caiu de 44 mil barris de petróleo (bpd) em 2011 para pouco mais de 20 mil bpd em 2021.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!