Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprova nesta última terça-feira (8), por unanimidade, a fusão dos partidos DEM e PSL – que agora passam a formar oficialmente o partido União Brasil. O TSE deferiu o registro e o estatuto do novo partido. Com a decisão, o União Brasil poderá participar das eleições 2022 como uma sigla unificada. O número do partido será 44.
A decisão foi tomada por unanimidade, a partir do voto do relator do caso, o ministro Edson Fachin. A partir dos documentos apresentados ao tribunal, Fachin concluiu que o procedimento de fusão respeitou os requisitos previstos na legislação.
O União Brasil será presidido pelo atual presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, e terá como secretário-geral o atual presidente do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
“A criação do União Brasil, que acaba de ser oficializada pela Justiça Eleitoral, é um marco para a política do nosso país. Num momento em que o Brasil está tão dividido, unimos nossas forças para trabalhar por um país mais democrático, livre e justo. Temos consciência do nosso papel e, com certeza, vamos corresponder às expectativas dos brasileiros que desejam uma política mais séria, eficiente e que seja capaz de fazer a diferença na vida das pessoas”, disse ACM Neto em postagem nas redes sociais.