Das cinco maiores capitais do país, apenas em Salvador e Belo Horizonte os prefeitos ainda mantêm as agendas “escondidas”. Diferentemente dos gestores municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, ACM Neto (DEM) e Alexandre Kalil (PSD) não divulgam os seus compromissos diários na internet.
Em junho de 2017, o vereador de Salvador, Mauricio Trindade (DEM), chegou a apresentar um projeto de lei na Câmara para que o prefeito, o vice e os secretários publicassem as agendas, mas a proposta nunca avançou no Legislativo. “A transparência e o acesso à informação referente às ações do Poder Executivo é um direito que deve ser garantido aos cidadãos para que estes possam participar da vida pública de maneira plena e inclusiva”, argumentou o legislador na época conforme lembrou o Bahia Notícias.
Ao todo, 20 prefeitos das 26 capitais brasileiras não informam as suas agendas para a população. Além de São Paulo, Fortaleza e São Paulo, o público em Campo Grande, Belém e Curitiba tem acesso na internet aos compromissos de seus prefeitos.
Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da prefeitura de Salvador disse que não se manifestaria sobre o fato de ACM Neto não divulgar a agenda.