Em coletiva na manhã desta terça-feira (4), o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), anunciou que a Prefeitura irá capacitar trabalhadores para atuar no turismo durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo Neto o objetivo é capacitar sete mil profissionais do turismo.
Com início em setembro deste ano, a Prefeitura vai iniciar o processo com 2.200 trabalhadores informais, ainda formação de 150 instrutores em locais de trabalho e futuramente eles vão atuar como multiplicadores na capacitação de 5 mil funcionários de 120 empresas diferentes que vão participar da certificação do Programa Capacita Salvador. O investimento será de R$ 11 milhões.
“A gente não está de braços cruzados, a gente não vai apostar em jogar o verão fora, pelo contrário, estamos nos preparando para enfrentar essa nova realidade, e uma das coisas fundamentais está aí que é a qualificação da mão de obra. (…) [O projeto] vai dialogar com a base da mão de obra turística da cidade, desde o mais simples, que é o informal, chegando às empresas”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, no primeiro momento de retomada do turismo será realizada uma pesquisa de demanda turística para Salvador, com 1.600 pessoas. A ideia é que, inicialmente, o turismo seja voltado para o doméstico, nacional e de curta distância. A expectativa é que no retorno a capital invista em alternativas que ocorram ao ar livre, interajam com a natureza e valorize a cultura.
Em um segundo momento, será realizada a expansão do turismo internacional. Com a alta do dólar e do euro, o Brasil se torna um destino mais barato para quem vem de outros países. Conforme ACM Neto, já foi pensada na possibilidade de criação de pacotes com passagem e hospedagem por uma semana para atrair turistas europeus. Os valores podem girar entre 800 e 900 euros.
Ainda durante o evento, o democrata relembrou outras campanhas criadas pela prefeitura para o comércio e turismo em meio à crise da Covid-19.
“Nós fizemos uma primeira campanha logo o início da pandemia que foi a ‘Visite Depois’. Um apelo aos turistas, para que neste momento não viesse a nossa cidade, mas que logo depois que a pandemia pudesse ser superada, Salvador se tornasse novamente um destino procurado por pessoas do mundo inteiro”, afirmou.
“Depois tivemos a campanha ‘Salvador Pede em Casa’, que foi um sucesso. De certa forma ajudou e estimulou aos bares e restaurantes que pudessem intensificar o trabalho de delivery. Ainda foi criado um portal da cidade que serviu de facilitador, para que alguns estabelecimentos se preparassem para essa modalidade”, finalizou.