Pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (DEM/União Brasil) disse que pretende anunciar, até o início de abril, a sua chapa. “O meu desejo é que até o fim de março, portanto, eu trabalho com esse prazo limite, não estou marcando data, mas estou dizendo qual é o meu desejo, qual é a minha intenção, é até o fim de março, início de abril, poder apresentar os nomes que vão integrar a nossa chapa”, afirmou nesta semana.
Segundo o jornal Tribuna, com a saída de Guilherme Bellintani, por causa da queda do Bahia para a Série B, dois nomes têm sido cotados para ser candidato a vice-governador na composição encabeçada por ACM Neto: o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), e o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT). Nesta semana, houve um rumor de que o ex-prefeito soteropolitano estaria cogitando colocar uma mulher como postulante a número 2 do Palácio de Ondina para se contrapor a chapa de Jaques Wagner (PT), que só deve ter homens. No entanto, nomes ainda não foram especulados.
Já para o Senado, outros dois nomes aparecem: Félix Mendonça Júnior, que também estaria de olho nessa vaga, e o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos). O Republicanos, no entanto, ainda não definiu se irá apoiar a candidatura de ACM Neto. Há a possibilidade de o partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) lançar o ministro da Cidadania, João Roma, como candidato a governador da Bahia na eleição do próximo ano. Entretanto, a legenda quer que o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) mostre ter viabilidade eleitoral. Caso contrário, a agremiação política deve, de fato, apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito soteropolitano.
Segundo apurou a Tribuna, o Republicanos vê a possível candidatura de Roma como um caminho para o partido crescer na Bahia, com a ampliação da bancada de deputados federais. A sigla, atualmente, tem apenas dois integrantes na Câmara dos Deputados: a suplente Tia Eron e Márcio Marinho. Se o ministro da Cidadania conseguir recursos e demonstrar que a legenda aumentará o número de parlamentares federais com sua candidatura ao governo, o Republicanos pretende lançá-lo ao Palácio de Ondina no próximo ano.
Reajuste
Pré-candidato ao governo, ACM Neto criticou o governador Rui Costa (PT) por reajustar o salário dos servidores às vésperas da eleição. “Se você conversar hoje com os funcionários públicos, vai ouvir lamentações, queixas e muitas críticas em relação à postura adotada pelo Governo do Estado nos últimos anos. Mais uma vez, se aproximando da eleição, agora depois de tantos anos sem reajuste, o governador está sinalizando que vai dar algum reajuste. A gente sabe que muito disso é porque a eleição está se aproximando. Espero que ele dê. Espero que a nossa movimentação política na Bahia resulte em alguma coisa boa, que eles façam alguma coisa pelos baianos, nesse caso especificamente pelos servidores públicos”, disse.