Em entrevista coletiva com a imprensa neste sábado (29), o prefeito ACM Neto (DEM) disse que não descarta adotar o lockdown em Salvador. A afirmação foi dada ao comentar sobre os registros de festas paredão na capital e imagens de pessoas sem máscara nas ruas e em eventos clandestinos com aglomerações.
“Nenhuma medida está descartada. Pode ocorrer ainda lockdown? Pode. Voltei a presenciar em Salvador algumas pessoas andando sem máscaras. Não estamos livres do coronavírus. Não adianta quererem cobrar da prefeitura se não fazem a máscara. Não tira o pedaço de ninguém. Todo cuidado que fizemos, foi determinante para o êxito que tivemos. Salvador conseguiu controlar a pandemia”, pontuou Neto.
Embora haja a possibilidade do lockdown, o prefeito anunciou neste sábado que a fase 3 da reabertura das atividades comerciais terá início nesta segunda-feira (31) na capital baiana.
A cidade baiana está há 10 dias – desde o dia 19 de agosto – com ocupação de leitos Dde UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 igual ou abaixo de 60%. Salvador teve recuo de 28% no número de óbitos na última semana, segundo a prefeitura.
De acordo com o boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na última sexta-feira (28), Salvador acumula 76.248 casos do novo coronavírus. Ao todo, 2.415 pessoas morreram.