Um pequeno avião caiu em cima de casas no nordeste da Filadélfia nesta sexta-feira (31/01) à noite, informou a polícia local à CBS News, parceira da BBC nos Estados Unidos.
Seis pessoas estavam a bordo do avião e todas morreram, segundo as autoridades locais. Uma pessoa que estava em um carro na região também morreu.
O avião estava em uma missão de transporte médico e levava médicos e uma criança. A paciente e a mãe, que a acompanhava, estão entre as vítimas.
Assista aos vídeos:
A prefeita da Filadélfia, Cherelle Parker, disse ainda que “muitas pessoas” no solo ficaram feridas, após o avião destruir casas e provocar incêndios na área da queda.
O avião de transporte médico estava levando a menina – que estava recebendo tratamento nos EUA para uma condição de risco de vida – de volta para Tijuana, México. Quatro membros da tripulação também estavam a bordo.
Os registros de voo mostram que o avião ficou no ar “por apenas um minuto antes de cair”.
Em uma gravação de áudio obtida pela CBS News, um controlador de tráfego aéreo pode ser ouvido dizendo que “não tem certeza do que aconteceu”.
O acidente aconteceu a poucos quarteirões do Roosevelt Mall, um shopping de três andares em uma parte densamente povoada da cidade na Pensilvânia.
A área onde o acidente ocorreu é repleta de casas e lojas.
Vídeos na internet mostram o avião caindo rapidamente e uma enorme bola de fogo surgindo no céu.
A aeronave, um Learjet 55, decolou do Aeroporto Nordeste da Filadélfia por volta das 18h30 (horário local) e caiu a menos de 6,4 km de distância, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
A FAA disse em um comunicado que o voo estava a caminho do Aeroporto Nacional Springfield-Branson, no Missouri.
A FAA e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) estão investigando o caso.
Informações meteorológicas mostram que a noite na Filadélfia estava nublada e chuvosa.
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, escreveu na rede social X que está em contato com as autoridades locais e está oferecendo todos os recursos para lidar com a situação.
O acidente na Filadélfia ocorre poucos dias depois de uma grande colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington DC que, para as autoridades, provavelmente deixou todas as 67 pessoas a bordo mortas.