domingo 28 de abril de 2024
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Abuso de Autoridade, Crime Organizado: veja as CPIs na fila para instalação no Congresso
terça-feira 20 de fevereiro de 2024 às 06:04h

Abuso de Autoridade, Crime Organizado: veja as CPIs na fila para instalação no Congresso

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Congresso retoma hoje as atividades legislativas com oito Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) à espera de uma definição e sob risco de não serem de fato concretizadas. Um dos colegiados na lista, com futuro incerto, é a CPI para investigar a Braskem, que já foi criada no Senado e tem membros definidos. Falta agora o presidente do colegiado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) escolher relator e iniciar os trabalhos.

Há, segundo Camila Turtelli, do O Globo, um impasse sobre a sobrevivência dessa investigação pelo Congresso, inclusive entre membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um grupo acredita que a questão deveria ser resolvida localmente, em Alagoas, e teme que a comissão nacional possa gerar desgaste à empresa e levar a perda de empregos, abalando a economia nas regiões onde a Braskem atua.

Diante do impasse, lideranças do MDB ligadas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido de criação da CPI, já articulam a instalação de um colegiado na Câmara de Vereadores. Apesar disso, interlocutores do senador Aziz, escolhido para presidir o colegiado, afirmam que ele quer colocar a CPI em funcionamento logo na volta dos trabalhos e deverá designar um relator até amanhã.

Na Câmara, há sete pedidos de CPIs protocolados com o número de assinaturas necessárias para serem apresentadas (171 deputados). Nenhum colegiado tem perspectiva de instalação, o que depende do aval do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Todas as CPIs na fila

  • Tráfico infantil e exploração sexual
  • Avanço do crack
  • Crime organizado
  • Abuso de autoridade do judiciário
  • Passagens promocionais
  • Concessionárias de energia mbar Energia e Karpowership no Brasil
  • Concessionárias de distribuição de energia elétrica e pedidos de conexão de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD)
  • Braskem

Para aliados do presidente, há poucas chances de Lira instalar uma comissão de investigação no curto prazo. Um dos motivos é evitar palanques para parlamentares que irão disputar as eleições municipais e não correr o risco de criar conflitos às vésperas da sucessão da sua presidência.

A oposição, no entanto, deve fazer forte pressão para Lira instalar ao menos a CPI do Abuso de Autoridade, após operações da Polícia Federal que atingiram parlamentares do PL. O pedido foi apresentado pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Entre os pedidos na Câmara, há ainda o do deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) para investigar casos de cancelamento de passagens aéreas e pacotes de turismo promocionais vendidos por agências de viagem. O pedido foi motivado pela suspensão da 123milhas, que cancelou a venda de produtos promocionais com embarque entre setembro e dezembro de 2023.

Já o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) conseguiu o apoio para pedir uma investigação sobre o crime organizado, enquanto Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, é o autor de um pedido para investigar “o aumento de uso de crack, tráfico e crimes conexos no país desde o ano de 2016”.

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, é o autor de um pedido para investigar “o aumento de uso de crack, tráfico e crimes conexos no país desde o ano de 2016”. O pedido para investigar a renovação do contrato de fornecimento de energia das empresas Âmbar Energia e a Karpowership no Brasil é de autoria do deputado Icaro de Valmir (PL-SE). Já a atuação das concessionárias de distribuição de energia elétrica para indeferir pedidos de conexão de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) é alvo de pedido do deputado Lafayette de Andrade (Republicanos-MG).

Por fim, o pedido de uma CPI sobre tráfico Infantil e exploração sexual foi apresentado em outubro do ano passado pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE).

Veja também

Planos de saúde coletivos terão aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo

Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos pelo terceiro ano seguido, segundo relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas