domingo 21 de julho de 2024
Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve presente na solenidade de abertura do SIAVS - Foto: Alf Ribeiro/ABPA
Home / NEGÓCIOS / Abertura do SIAVS contou com presença do presidente Jair Bolsonaro
terça-feira 9 de agosto de 2022 às 18:59h

Abertura do SIAVS contou com presença do presidente Jair Bolsonaro

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Com a presença de cerca de 2 mil pessoas no Palácio de Convenções Celso Furtado, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) promoveu um encontro de palestrantes, congressistas, jornalistas, convidados, expositores e visitantes durante a solenidade de abertura do evento na manhã desta terça-feira (9).

Com foco no tema “Sustentabilidade e a Produção de Alimentos”, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, abriu o evento com discussões sobre práticas inovadoras e a conexão destas propostas com a expectativa global da produção e consumo de alimentos.

Seguindo a mesma proposta, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu em mãos um estudo de competitividade elaborado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organizadora do evento, e trouxe no discurso os movimentos do trabalho no campo em todo o país e a responsabilidade dos produtores brasileiros com o futuro da indústria alimentícia. “Nós somos a chave da produção de alimentos no mundo,” destacou Bolsonaro, reforçando o fato do Brasil ser um dos maiores produtores e exportadores de carnes de aves e suínos do mundo.

Além de Bolsonaro, a solenidade contou com mais oito ministros, além de governadores, deputados federais e estaduais dos Estados, do presidente do conselho consultivo, Francisco Turra, do presidente do conselho diretivo da entidade, Leomar Somensi, e do presidente da ABPA, Ricardo Santin.

O anfitrião destacou no discurso de abertura o papel decisivo da agroindústria de aves e suínos do Brasil para manter o abastecimento durante a pandemia. “Enquanto as gôndolas de supermercados mundo afora se esvaziavam durante a Covid-19, o Brasil crescia em produção e manteve comida na mesa do brasileiro. Os produtores rurais brasileiros são protagonistas na dedicação em alimentar milhões de pessoas no Brasil e no mundo”, disse Santin.

Homenagens

Em todas as edições da SIAVS, a ABPA homenageia três grandes personalidades dos setores técnico, empresarial e político. Simbolizada pelo troféu mérito Lauriston Von Schmidt, a premiação técnica foi entregue para Ana Lúcia de Paula Viana, médica veterinária, auditora fiscal e diretora do departamento de inspeção de produtos de origem animal, primeira mulher da história a assumir o posto mais importante dentro do serviço de inspeção federal de produtos de origem animal no Brasil.

Para o destaque político, o premiado foi o deputado federal Domingos Sávio, que está no terceiro mandato, é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Teve grande importância e participação na votação do novo Código Florestal e é um defensor das causas do meio rural.

No destaque empresarial, Flávio Rogério Wallauer foi o premiado representando a frente de desenvolvimento genético. Fundador da Agrogen, Frangosul e Vibra, gera milhares de empregos e exporta a produção para mais de 50 países.

Após a abertura, o público pode acessar toda a estrutura da feira com stands de empresas de equipamentos para o setor, casas genéticas, laboratórios, rações junto com quase 50 agroindústrias de aves, suínos, ovos, peixes de cultivo, bovinos de corte e de leite, além do setor de bubalinos.

A programação continua ativa para visitação na feira e palestras nos dias 10 e 11 de agosto. Acesse o site do SIAVS e saiba mais.

O SIAVS

Realizado pela ABPA, o principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil será ainda maior que a edição anterior, realizada em 2019. A área comercial foi expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço tradicionalmente ocupado pela feira. A comercialização de espaços já foi praticamente encerrada.

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países.

O peso político do evento é outro diferencial. São esperadas autoridades dos poderes executivo e legislativo nacional e dos estados, ampliando o papel do evento como principal ponto de debate dos rumos dos setores.

Em 2019, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores. Nas dezenas de salas do congresso ocorreram apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para 2,4 mil congressistas.

Veja também

Bahia passa a ter todos os 417 municípios interligados por asfalto

Em reunião com lideranças da cidade de Caetanos, no sudoeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!