sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/Abapa
Home / NEGÓCIOS / Abapa apresenta à Coelba demandas energéticas do agronegócio no oeste da Bahia
sexta-feira 8 de março de 2024 às 19:45h

Abapa apresenta à Coelba demandas energéticas do agronegócio no oeste da Bahia

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


As demandas energéticas do agronegócio regional foram apresentadas à supervisora da Coelba, Raissa Andrade, e sua equipe, durante visita ao Centro de Análises de Fibras da Abapa, na última quarta-feira (6), e que está situado no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e, por sua localização estratégica, atende a 100% dos cotonicultores baianos. Desde a safra 2020/2021, passou a analisar todas as amostras de algodão em pluma produzidas nos demais estados da região do Matopiba: Piauí, Maranhão e Tocantins.

Recepcionada pelo diretor executivo da Associação, Gustavo Prado, a supervisora, alé m de conhecer todo o processo de análise da fibra do algodão realizado pelas equipes do centro, o maior da América Latina, visitou as obras do novo laboratório.

O gerente do Centro de Análises, Sérgio Brentano, explicou sobre todos os processos e os equipamentos envolvidos, fazendo um paralelo à demanda de energia necessária para funcionamento do processo completo.

Foto: Divulgação/Abapa

Os gargalos e deficiências de energia elétrica enfrentados pelo setor agrícola da região oeste da Bahia foram ressaltados pelo diretor da Abapa. “Essa ação é estratégica e de suma importância para a região na resolução de problemas que interferem diretamente no desenvolvimento sustentável e na eficiência do setor”, destacou Prado.

A supervisora da Coelba aproveitou para conhecer o canteiro de obras da nova sede da Abapa e se comprometeu, juntamente com sua equipe a instalar em tempo hábil o ponto de energia para atender às demandas da construção e do novo laboratório. Atenta às colocações a supervisora reforçou a disponibilidade de atender as demandas apresentadas. “Sabemos da importância do agronegócio para a região, assim como da necessidade de solucionar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do agro no oeste baiano. Podem contar conosco”, pontuou Raíssa Andrad.

Foto: Reprodução/Instagram

Deputado Leão também busca energia ao oeste do estado

Nesta última quinta-feira (7), ocorreu em Salvador, uma reunião com a diretoria da Coelba, onde estiveram presentes o presidente do SINDBARRA, Marco Caviola, e o deputado federal João Leão (PP). De acordo com informações, foi tratado nesta reunião com o presidente Thiago Guth (Coelba) sobre a assinatura do contrato com a ANEEL que permitirá o leilão do Pátio de 138 KVs na Subestação Barra II. Este Pátio permitirá um acréscimo de 76 Megawatt para alimentar a já existente Subestação da Barra, atendendo assim a demanda cada vez maior dos produtores rurais da região.

O Megawatt, ou simplesmente MW, é uma unidade de grandeza física de potência, que representa uma medida de potência equivalente a um milhão de Watts (W), isto é, 1 MW = 106 W.

O consumo per capita da região de São Paulo, é de 1.465 kWh/hab. Já no centro-oeste do Brasil, o consumo é de 187,4 kWh/mês, os estados mais consumidores são Distrito Federal e Mato Grosso. O consumo per capita ficou em 2.357 kWh/hab. Os estados do sudeste registram um consumo de 172,9 kWh/mês, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo, em dados de agosto de 2021.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!