sábado 21 de setembro de 2024
Alexandre de Moraes em sessão no STF Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Home / DESTAQUE / A planilha do PL sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
sábado 21 de setembro de 2024 às 08:57h

A planilha do PL sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Um parlamentar do PL tem sob seus cuidados segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, uma tabela que contabiliza quantas vagas do Senado têm maior potencial de serem preenchidas por bolsonaristas na próxima eleição.

O foco das contas é saber se o PL e partidos aliados conseguem chegar a 41 senadores em 2026, para conseguir escolher o presidente da Casa. Isso porque cabe a ele a decisão de acatar ou não a abertura de um processo de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes.

O planilha contabiliza que, das 54 cadeiras que ficarão vagas no Senado na próxima eleição, daqui a dois anos, 32 serão preenchidas por bolsonaristas. Além disso, aponta que 16 senadores aliados ao grupo do ex-presidente seguirão na Casa, pois seus mandatos só terminam em 2031. Com isso, a previsão é chegar a 48 senadores bolsonaristas com a eleição 2026.

O número é suficiente para eleger o presidente do Senado, mas não para aprovar o impeachment de um magistrado. Para isso, são necessários 54 votos, o que corresponde a dois terços dos 81 senadores.

O último pedido de impeachment de Moraes foi apresentado pela oposição neste mês e reuniu a assinatura de 36 senadores. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não dará andamento ao processo.

Veja também

‘Onde ônibus não faz sentido, Prefeitura pode subsidiar über’, diz Marina Helena

A candidata à Prefeitura de São Paulo Marina Helena (Novo) disse nesta última quinta-feira (19) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!