segunda-feira 22 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / A pedido do prefeito, Ana Paula anuncia plano com ações para enfrentar o calor em Salvador
terça-feira 21 de novembro de 2023 às 10:43h

A pedido do prefeito, Ana Paula anuncia plano com ações para enfrentar o calor em Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos (PDT), anunciou um plano de contingência e adotar uma série de ações para enfrentar o calor extremo.

Segundo a titular da SMS, a pasta está em fase de estudos para analisar quais medidas podem ser adotadas caso a cidade enfrente altas temperaturas durante o verão. Ana explicou que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), solicitou ao órgão encaminhamento de como a pasta tem acompanhado a onda de calor que acontece em outras cidades para fazer sugestões à capital baiana.

“O prefeito está absolutamente atento, ontem a noite mesmo ele despachou sobre esse assunto para pedir encaminhamento de como está a questão da aquisição que a gente faz de protetor solar, a questão de distribuição de água, pediu um plano de contingência que a gente está desenvolvendo em conjunto. Sob a liderança do prefeito, a gente está avaliando. Ele me pediu inclusive para verificar como é que outros estados, outras cidades estão fazendo para ver alguma sugestão[…]”, disse Ana Paula.

Questionada se a secretaria iria aderir a iniciativas como distribuição de protetor solar, de água e carros pipas, Ana Paula esclareceu que a capital baiana ainda não enfrenta grande calor, mas que a situação já está sendo monitorada.

“Hoje a gente não está nesse ambiente em Salvador que necessite. Então acho que a gente teria que ter muito cuidado com os recursos públicos, temos que gastar aquilo que for necessário. A gente já tem conversado para os grandes eventos Réveillon e Carnaval naquilo que for necessário. O Réveillon é a noite, mas a gente tem o dia 1º que é durante a tarde, se for necessário ter esse plano de contingência, mas por enquanto pelas temperaturas de Salvador ainda não se faz necessário. O que estamos organizando em relação à saúde, avaliando as questões epidemiológicas, verificando também se existe algum aumento nas unidades de alguém com relação a alguém que tenha eventualmente uma situação de desidratação”, explicou.

“Ainda não identificamos, mas como nós temos uma equipe em campo, nós já temos por histórico fazer essa entrega de protetor, fazer esse cuidado e agora ele pediu um cuidado a mais. Salvador ainda não chegou a [esse nível de calor extremo] então a gente está nessa questão prévia de organização, nossos índices ainda não são tratando”, completou.

Veja também

Pesquisa Ipec: áreas da segurança pública e da saúde de Lula é ruim ou péssima para 42%

A baixa popularidade atual no governo de Lula da Silva (PT) é puxada, principalmente, pelas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas