Com um discurso de “família, Deus e obediência aos pais”, o presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou uma nova estratégia conforme a coluna de Matheus Leitão, da Veja, para se aproximar do eleitorado jovem e ganhar votos para as eleições.
Desde está última quinta-feira (2) o PL fará cerca de 40 inserções na TV com vídeos de Bolsonaro dialogando com jovens e “exaltando Deus” – e a família conservadora.
O objetivo do presidente é ganhar força dentro desse eleitorado. Os vídeos serão veiculados até o dia 11 de junho e, segundo a coluna, a equipe de Bolsonaro espera ver um aumento nas intenções de voto entre o eleitorado que tem de 16 a 24 anos já nas pesquisas da segunda quinzena de junho.
A preocupação do presidente com sua aceitação entre os jovens tem motivo: Lula tem vantagem entre os eleitores de 16 a 24 anos. Pesquisa DataFolha aponta que o ex-presidente tem 58% das intenções de voto dos jovens contra apenas 21% de Bolsonaro.
Vale lembrar que Lula e o PT, assim como vários artistas brasileiros, fizeram campanha até o último dia do calendário eleitoral para que os jovens tirassem seus títulos de eleitor. A visão da equipe do petista é de que esse eleitorado fará a diferença na disputa.
Como as novas inserções do presidente revelam, Bolsonaro também pensa assim e agora corre para tentar refazer sua imagem e se descolar da ideia de que é nervoso ou irritado.
O presidente tenta falar diretamente com jovens de famílias conservadoras para conseguir mais votos que melhorem seu desempenho nas pesquisas.