O desejo de participar do mercado de distribuição de combustíveis induziu o Sr. Paulo Evangelista a criar uma distribuidora que iniciou suas operações com o nome LARCO COMERCIAL DE PRODUTOS DE PETRÓLEO LTDA, com sede na Av Barros Reis, onde permanece até o presente.
A ideia de participar do mercado de distribuição nasceu a partir do aprendizado com a operação da empresa Coral Comercial de Produtos de Petróleo Ltda, que atuava no ramo de combustíveis na condição de TRR – Transportador Revendedor Retalhista, e que, no desempenho de suas atividades, adquire produto diretamente nas distribuidoras de combustíveis para revende-los na área de consumidores (empresas de transporte, indústrias, etc ).
O mercado de distribuição de combustíveis é bem mais amplo e envolve, além do mercado de consumidores, a área da revenda retalhista onde atuam os postos de combustíveis. Para desempenhar a atividade de distribuição, há que se ter uma distribuidora aprovada pela Agência Nacional do Petróleo – ANP. A aprovação da Larco como distribuidora deu-se em fevereiro do ano 2000 , inicialmente com atividades na base da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, na cidade de JEQUIÉ, na Bahia. Posteriormente, as atividades foram estendidas para as bases da Petrobras Distribuidora – BASE DO TEMAT – em São Francisco do Conde, e mais tarde para a base da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras – na cidade de Itabuna na Bahia.
O nome da LARCO foi criado a partir da inversão do nome da CORAL: solução vinda da criatividade do Sr. Paulo Evangelista.
O crescimento da LARCO exigiu investimento em base própria para sustentação da atividade. Em função disso, foi construída a base primária de Candeias, onde vem operando em sistema tripartite no CONDOMINIO PHL. Dentro do plano de expansão foi também criada uma base secundária em Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia. O contínuo crescimento de suas atividades, devido aumento do volume de vendas, fez a LARCO atuar em outras bases no Município de São Francisco do Conde, sob regime de contrato de arrendamento de espaços.
Buscando um crescimento mais sustentável e considerando as condições de mercado, a LARCO decidiu investir em outra base no município de Candeias, com capacidade de armazenamento de 12.000 m³, e que deverá atender, juntamente com a base da PHL, às suas necessidades, inclusive de atendimento à Portaria 45 da ANP, que exige a formação de estoque mínimo de 3 dias de vendas, sendo essa uma das prioridades da Larco. Além disso, faz parte dos planos de investimento da Larco a construção de bases secundárias em outras regiões nos Estados de Sergipe e Goiás, para expansão de suas vendas.
Pela classificação da Petroleo Brasileira S.A, no contexto Brasil, a Larco ocupa as primeiras posições dentre as centenas existentes e aprovadas pela Agencia Nacional do Petroléo. No Estado da Bahia ocupa a 4ª posição e 7ª na Região Nordeste.