quarta-feira 12 de fevereiro de 2025
Passaportes diplomáticos Reprodução
Home / NOTÍCIAS / A “farra” dos passaportes diplomáticos para dependentes no Congresso
quarta-feira 12 de fevereiro de 2025 às 14:17h

A “farra” dos passaportes diplomáticos para dependentes no Congresso

NOTÍCIAS


O Ranking dos Políticos fez um levantamento sobre o uso de passaportes diplomáticos no Congresso e classificou como “farra” o fato de que 300 dos 513 deputados e 50 dos 81 senadores emitiram o documento do Itamaraty para dependentes, como cônjuges e filhos.

Regulado por decreto no primeiro governo Lula, o passaporte diplomático dá acesso a filas prioritárias em aeroportos, revistas de segurança menos rigorosas e, em alguns casos, dispensa de visto para países com os quais o Brasil mantém acordos diplomáticos.

Segundo o Ranking dos Políticos, o documento deveria ser usado somente em missões oficiais, para representar o país – e não “por cônjuges e filhos de parlamentares que não exercem nenhum tipo de atividade pública”, diz  Nicholas Shores, em nota na revista Veja.

“O que deveria servir para representar o Estado brasileiro em viagens que defendem o interesse dos brasileiros se desvirtuou e tornou-se um mecanismo para facilitar viagens pessoais”, afirma o diretor de operações da instituição, Luan Sperandio.

Veja também

TCM da Bahia determina suspensão de processos seletivos simplificados em Poções

Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!