Maior empresa de educação do mundo, a Pearson vai entrar segundo a revista Veja, nas redes públicas de ensino no Brasil com uma biblioteca digital de 700 livros, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Já fechou parcerias em São Paulo e Mato Grosso para uso da plataforma Bibot.
A aposta de acordo com Robson Bonin, da coluna Radar, é cativar os alunos pela leitura online, com atividades gamificadas: crianças e adolescentes podem acumular pontos, obter medalhas e conquistar posições em rankings locais e regionais.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados, e a nossa meta é expandir o programa para todo o Brasil”, afirma Gustavo Jorge, diretor de expansão da Pearson.
Para construir o acervo de livros, a Pearson fechou parceria com cinco editoras: Nova Fronteira, Panda Books, Rideel, Labrador e Contexto.
A Bibot, além de interação com alunos, de 6 a 17 anos, oferece capacitação a professores, com formação continuada e plantão de dúvidas. A ideia é despertar no professor subsídios para formar novos jovens leitores. Os educadores selecionam os livros mais importantes, de acordo com os objetivos de aprendizagem de cada etapa escolar. Assim, é possível acompanhar o desempenho e o progresso dos alunos e traçar estratégias mais eficazes.