domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Facebook
Home / NOTÍCIAS / Presidente da AL-BA se congratula com os 70 anos do Trio Elétrico
quarta-feira 19 de fevereiro de 2020 às 04:58h

Presidente da AL-BA se congratula com os 70 anos do Trio Elétrico

NOTÍCIAS


Tema do Carnaval da Bahia que se inicia nesta quinta-feira (20), os 70 anos de criação do Trio Elétrico foram destacados pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na manhã desta terça-feira (18). O deputado Nelson Leal (PP) apresentou, na Secretaria Geral da Mesa da Casa, moção de congratulações pela passagem das sete décadas da criação que mudou a sonoridade da música brasileira.

O chefe do Legislativo estadual faz uma exaltação aos inventores Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares de Macedo, ‘dupla mundialmente famosa sob a marca de Dodô e Osmar’.

No documento, o parlamentar cita ainda cantores e compositores pioneiros, que contribuíram com o seu talento para a projeção mundial do trio elétrico, como Moraes Moreira, Caetano Veloso, Pepeu Gomes, Gilberto Gil, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor e Armadinho Macedo.

Nelson Leal salienta que, na celebração de 70 anos, faz-se justo se prestar todas as homenagens aos geniais inventores do trio elétrico, e coloca em relevo a importância de se perguntar o tamanho do legado internacional da dupla de músicos soteropolitanos.

“Em lealdade aos acordes da história, devemos destacar a relevância dessa invenção para a cultura brasileira, bem como à economia do ciclo de festas populares do país e do mundo. Face a dificuldade em encontrar resposta à dimensão dessa fabulosa criação, podemos recorrer à bela composição do primeiro cantor de trio do país, para entendermos melhor o seu significado”, sugere, Leal.

A letra que o presidente da ALBA refere-se é a estrofe da música Dodô no Céu e Osmar na Terra, autoria de Morares Moreira e Osmar Macedo: “Dodô no céu mandou recado, notícias boas e lembranças, disse que tá do nosso lado, sempre a guiar nossas andanças. Disse que nunca disse adeus, nem acreditou no final, contou até como é que foi que Deus abençoou o carnaval…”

O parlamentar vai até Caetano Veloso, “outro ícone que misturou seu talento à força do trio elétrico”, na música Deus e o Diabo, para reiterar a bênção sagrada à folia trieletrizada. “Ao abençoar o carnaval, como disse Caetano, naturalmente Deus abençoou o coração da festa de Momo, o trio elétrico, invento que transformou a sonoridade da música brasileira e contagia quem ouve o som da guitarra baiana, outro grande invento de Dodô e Osmar”.

Nelson Leal, na peça legislativa, elenca os avanços no tempo na concepção do trio elétrico, ressalva o caráter social nas primeiras apresentações na Praça Castro Alves, tocando para os pobres e anda contextualiza a criação do trio elétrico na história mundial, lembrando a primeira Copa do Mundo no Brasil, a eleição de Getúlio Vargas à presidência da República, o humor e a música do Teatro de Revista e os avanços da comunicação de massa no país, através do rádio.

Veja também

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste último sábado (21) que o Brasil foi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!