sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / ECONOMIA / Coronavírus desafia Guedes para alavancar a economia em 2020, diz coluna
domingo 9 de fevereiro de 2020 às 09:47h

Coronavírus desafia Guedes para alavancar a economia em 2020, diz coluna

ECONOMIA, POLÍTICA


Os dados da última semana revelaram que a economia real, distante da euforia do mercado financeiro, estava mais fraca no fim do ano do que se previa, analisam economistas.

Segundo a coluna Painel do jornal Folha, a indústria fechou 2019 no negativo, com a produção no mesmo nível de 15 anos atrás. Bancos levantaram o alerta de “viés de baixa” e alguns refazem cálculos, indicando um início de 2020 mais lento. Ainda há expectativa de que a atividade ganhe ritmo, mas a ameaça da chegada do coronavírus preocupa.

No governo, a avaliação é outra de acordo com a coluna. Em conversa com parlamentares na última semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que, ainda que a indústria esteja mais fraca, o comércio, os serviços e a construção civil vão melhor e os juros mais baixos tendem a ajudar.

Na pasta de Paulo Guedes, a Secretaria de Política Econômica estuda possíveis efeitos do coronavírus, mas quer observar melhor. O mais recente registro na literatura técnica, diz o subsecretário Vladimir Telles, foi o impacto negativo de 0,05% em países como o Brasil no surto da SARS, em 2003.

A variável chave, segundo Telles, que está definindo o crescimento e seu ritmo é a dívida pública, que recuou com a queda dos juros. “Quanto mais a dívida cair, mais o crescimento vai disparar”.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!