quarta-feira 24 de abril de 2024
Home / ECONOMIA / Coronavírus desafia Guedes para alavancar a economia em 2020, diz coluna
domingo 9 de fevereiro de 2020 às 09:47h

Coronavírus desafia Guedes para alavancar a economia em 2020, diz coluna

ECONOMIA, POLÍTICA


Os dados da última semana revelaram que a economia real, distante da euforia do mercado financeiro, estava mais fraca no fim do ano do que se previa, analisam economistas.

Segundo a coluna Painel do jornal Folha, a indústria fechou 2019 no negativo, com a produção no mesmo nível de 15 anos atrás. Bancos levantaram o alerta de “viés de baixa” e alguns refazem cálculos, indicando um início de 2020 mais lento. Ainda há expectativa de que a atividade ganhe ritmo, mas a ameaça da chegada do coronavírus preocupa.

No governo, a avaliação é outra de acordo com a coluna. Em conversa com parlamentares na última semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que, ainda que a indústria esteja mais fraca, o comércio, os serviços e a construção civil vão melhor e os juros mais baixos tendem a ajudar.

Na pasta de Paulo Guedes, a Secretaria de Política Econômica estuda possíveis efeitos do coronavírus, mas quer observar melhor. O mais recente registro na literatura técnica, diz o subsecretário Vladimir Telles, foi o impacto negativo de 0,05% em países como o Brasil no surto da SARS, em 2003.

A variável chave, segundo Telles, que está definindo o crescimento e seu ritmo é a dívida pública, que recuou com a queda dos juros. “Quanto mais a dívida cair, mais o crescimento vai disparar”.

Veja também

Favorito de Lira, Elmar Nascimento tem duas prioridades se eleito presidente da Câmara

Favorito de Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo no comando da Câmara dos Deputados, o líder …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas