Os “tesouros escondidos” da capital e do interior da Bahia serão mostrados na nova temporada da série independente de audiovisual, Catado de Cultura, que terá pré-estreia na sexta-feira (13), às 19h, na Taurus Burger, Itaigara. Museu em cima de lajes no Subúrbio Ferroviário, hostel com vista impressionante no boêmio Rio Vermelho, são algumas das locações onde as histórias dos artistas alternativos serão contadas, mostradas e conectadas. O programa, que terá cinco apresentadores, tem exibição em canais abertos – TV Kirimurê (10.2) e TV Alba (61.2) – e no Youtube.
“A nova temporada está cheia de cores, de encontros culturais inusitados. Do artista que se impressiona com a locação, que sempre esteve ali em Salvador, mas ninguém notou, às histórias de superação e arte representadas nos entrevistados. Tem sons e identidades sócio-culturais que mostram a representatividade desses batalhadores culturais da nossa Bahia”, antecipa o jornalista Cadu Freitas, apresentador e diretor Geral do programa.
Para o diretor Executivo e apresentador do Catado de Cultura, o publicitário Rafael Manga, as várias faces da arte que, para muitos, é invisibilizada nas “periferias da cultura” de Salvador, são ecoadas nesta nova temporada: “É um grito de empoderamento desses artistas que batalham por espaço na mídia, no mercado fonográfico, nos palcos do teatro baiano”.
Novidades
Na nova temporada, cinco apresentadores se revezarão no comando dos 10 episódios. Além de Rafael Manga e Cadu Freitas, estrearão Mylla Oliva, Betania Novaes e Ellen Ferreira. O programa traz a assinatura audiovisual dos filmmakers Caio Tavares, na direção de Cena e Montagem, Marcos Leandro na direção de Fotografia e Áudio Direto, Douglas Amaral, na Câmera e assistência de Iluminação, Reginaldo Lustosa, na edição, finalização e efeitos gráficos, além de Renan Xavier, fotógrafo oficial e diretor Financeiro do programa, e a produção Executiva de Talissa Ladeia.
Outra novidade é na web. O site Bahia na Lupa, donde surgiu o programa, passa a se chamar Catado de Cultura e pautará além da cultura, os roteiros de viagem e a gastronomia da Bahia. O Catado tem como parceiros a camiseteria Tempt, o Instituto Mix Caetité e o portal Notícias Sustentáveis.