domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução/TV Band
Home / POLÍTICA / Leo Prates publica artigo sobre novo marco do SUS em Salvador
domingo 1 de dezembro de 2019 às 09:21h

Leo Prates publica artigo sobre novo marco do SUS em Salvador

POLÍTICA, SAÚDE


As mudanças que vêm acontecendo no ambiente político, econômico e social do país, somadas às reivindicações da sociedade por serviços de melhor qualidade, e a necessidade de que os esforços do governo estejam concentrados nas atividades que lhe são específicas, direcionam o setor público para a busca de novas formas de gestão, através de entidades públicas não estatais, competitivas, autônomas e flexíveis como as Organizações Sociais.

Para tanto, é necessário a construção de um modelo orgânico – institucional para o setor, suficientemente flexível, a fim de permitir o planejamento das ações a partir de políticas públicas bem definidas, onde se possa antever o resultado da assistência a ser oferecida aos usuários dos serviços de saúde do Município.

As Organizações Sociais são entidades de caráter não estatal, idealizadas com contorno mais dinâmico, capazes de agilizar a administração de serviços a elas concedidas pelo governo, com planejamento de ações e metas previamente definidas em instrumento que regula o relacionamento entre as partes, possibilitando o acompanhamento e avaliação do que foi instituído pelo Poder Público, objetivos e prazos. Garantindo, assim, a integridade do caráter público da assistência e os serviços oferecidos com controle social.

As OS (s) gerenciam e produzem os serviços, enquanto o Gestor Público do Sistema de Saúde regula, fiscaliza e controla a atividade, garantindo a integração essencial à integralidade da assistência, o que estamos fazendo incansavelmente desde que assumimos a pasta, em julho deste ano. Somando todos os esforços, e contando com o empenho das partes envolvidas, fortalecemos essa promissora e frutífera forma de gestão na Saúde: permeado por um CONTRATO DE GESTÃO, que estabelece obrigações e deveres das partes, e firma parceria em administração de Unidades, mudando o panorama assistencial na área, trazendo avanços e transformações que visam a excelência nos resultados.

Além de exigir e acompanhar as metas de produção e de qualidade, a SMS fiscaliza detalhadamente todo o gasto realizado pelas entidades. A cada mês, as OS (s) entregam à comissão de acompanhamento e fiscalização do contrato de gestão, o relatório de atividades produzidas e o relatório contábil, acompanhado de extrato bancário detalhando a movimentação financeira; além disso, a prestação de contas quadrimestrais é apresentada ao Conselho de Gestão das OS (s) da Secretaria Municipal de Gestão – COGEOS/SEMGE e, anualmente, as OS(s) também passam pelo controle da Controladoria Geral do Município do Salvador, e por avaliação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

O Município promulgou a Lei Municipal nº. 8.631/2014 e editou o Decreto regulamentador nº. 28.232, de 28 de dezembro de 2016, tratando das etapas para a formalização do Contrato de Gestão, tendo à Prefeitura/SMS, inaugurado seu primeiro Hospital Municipal de Salvador – HMS, com a Organizações Sociais – Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Um marco histórico para a cidade, com a realização de mais de 250 mil atendimentos desde a sua estreia em abril de 2018.

Por iniciativa da gestão, a SMS manterá o modelo de contratos de gestão para a Rede Municipal de Urgência e Emergência (UPAS), Multicentros de Saúde e demais serviços de interesse do Governo Municipal, baseado no modelo implantado no HMS, o que já resulta numa série de vantagens, como a flexibilidade na contratação de pessoas, ampliando o quadro de profissionais dispostos.

Assim, Salvador torna-se a primeira capital do País com todos os seus contratos modificados por contrato de gestão. Persistindo em ações que têm apresentado resultados imediatos, percebemos que é possível transformar e melhorar a assistência em saúde para todos os soteropolitanos: o nosso principal e honroso desafio! Acredito na transparência dos dados e no controle social como potencializadores das políticas públicas, e no modelo de Contrato de Gestão como instrumento fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde municipais.

Leo Prates

Secretário Municipal da Saúde de Salvador (Artigo publicado no jornal Tribuna da Bahia)

Veja também

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Em 2023, mais de 33 mil crianças menores de 10 anos foram internadas em hospitais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas