A disputa pela Prefeitura de Barreiras, no Oeste da Bahia, expôs uma forte divergência que existe, segundo publicou o site Bnews, entre deputados estaduais da base do governador Rui Costa (PT) que mantêm redutos eleitorais na região.
O entrave mais forte de acordo com publicação, estaria entre Antônio Henrique Jr. (PP) e Jusmari (PSD). O pepista anunciou que pretende agrupar as lideranças locais ligadas ao governo estadual, para ser pré-candidato da oposição em 2020 contra a reeleição do prefeito Zito Barbosa (DEM).
Henrique Jr. já sabe de antemão que não terá o braço do PSD na composição, uma vez que Jusmari é base na gestão atual. “Eu não apoiaria o deputado Antônio Henrique Jr. em nenhuma hipótese, ele sempre foi um adversário cruel. Também não só por isso, muito pelo trabalho que o prefeito Zito vem fazendo, acho que ele tem que continuar”, afirma Jusmari.
“Nós somos oposição a ACM Neto, que pode ser o futuro candidato ao governo em 2022. Nós estamos com o governador. Ela faz o jogo duplo quando é conveniente, nós só temos um lado, o do governador. Aqui não tem jogo duplo”, reage Antônio Henrique Jr.
Jusmari contrapõe que sua posição regional é conhecida pelo governador Rui e pelo senador Otto Alencar, cacique do PSB baiano. “Eles não gostariam, mas eles entendem, eu sempre fui muito leal. Eu falo uma coisa para o governador…essa última eleição de governo, Zito me apoiou para deputada e continuou na posição dele, no DEM, no grupo dele, e o governador teve uma vitória fragorosa em Barreiras, não tem que se preocupar muito com prefeito de lá, não”.
Distante do imbróglio, mas não menos interessado na cadeira de prefeito, o deputado federal Tito (Avante) adotou cautela para deliberar sobre o cenário de 2020. Por ora, prefere manter a alcunha de “federal do Oeste” e preservar sem ranhuras a dupla participação que tem nas bases do governador Rui Costa, em composição estadual, e do presidente Jair Bolsonaro (PSL), no plano federal.
Outro nome que corre em via alternativa é o do vereador Zé Barbosa (PSC), mas sua pré-candidatura tem menor dimensão que as demais, segundo apontam interlocutores locais.