Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, especialmente no âmbito institucional. Esse é o intuito do Grupo de Trabalho Participação Feminina no Judiciário, que promoveu, na última sexta-feira (27), na sala de sessões do antigo Tribunal Pleno do TJ-BA, um bate-papo sobre o tema.
Desde a sua criação pela da Resolução nº 310, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 28 de junho de 2019, o Grupo, que é coordenado pela Desembargadora Nágila Brito, tem se reunido periodicamente para traçar seu plano de trabalho. A última reunião ocorreu na sexta-feira, antes do início das palestras.
Nessa primeira ação, as Juízas Angela Bacelar e Rosana Fragoso Modesto, que integram a Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), ministraram a palestra “Aspectos da igualdade de gênero institucional”. O evento contou também com a participação da Capitã da Polícia Militar Alcilene Coutinho Ramos Assunção, que falou sobre “Autoproteção na perspectiva da mulher”.
Ausente por conta de outros compromissos institucionais, a Desembargadora Nágila Brito gravou um vídeo especial para o momento. Representando a Desembargadora, a Juíza Verônica Ramiro, integrante do Grupo de Trabalho, deu as boas-vindas e contou um pouco sobre as atividades desenvolvidas. Na oportunidade, ressaltou acerca da importância de refletir sobre o assunto.
A importância do encontro foi também pontuada pela Magistrada Rosana Fragoso, que o definiu como um evento de capacitação. Sobre as ações educativas, a Magistrada fez questão de mencionar o trabalho da Universidade Corporativa (Unicorp), unidade coordenada pela Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos.
Convidada para participar do evento como palestrante, a Magistrada Angela Bacelar parabenizou a iniciativa do Grupo, a qual considerou como uma importante medida preventiva.
Responsável por falar sobre a autoproteção, a Capitã PM Alcilene Assunção comentou sobre a relevância da discussão.
Integram o Grupo de Trabalho, além da Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do TJ-BA, e das Juízas Rosana Fragoso e Verônica Ramiro, as Magistradas Rita Ramos e Andréa Paula Matos. Fazem parte também, a Secretária-Geral da Presidência, Iramar Viana Martinez de Almeida; a Chefe de Gabinete da Presidência, Lorena Pimenta Navarro; a Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima Costa; e a Diretora de Primeiro Grau, Mariana Larangeira.