sábado 13 de julho de 2024
Keir Starmer faz primeiro discurso como premier do Reino Unido — Foto: Henry Nicholls/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Vitória dos trabalhistas no Reino Unido é vista pelo governo Lula como ‘boa notícia’ para os países democráticos
sexta-feira 5 de julho de 2024 às 12:21h

Vitória dos trabalhistas no Reino Unido é vista pelo governo Lula como ‘boa notícia’ para os países democráticos

MUNDO, NOTÍCIAS


Depois de várias notícias negativas vindas de eleições mundo afora, como Itália, França, Argentina e Parlamento Europeu, a vitória dos trabalhistas no Reino Unido é vista segundo pelo governo do presidente Lula da Silva (PT) segundo o blog do Valdo Cruz, como uma boa notícia para os países democráticos e de centro-esquerda. E pode começar a equilibrar o jogo mundial, ajudando no combate à extrema-direita na eleição de 2026.

Segundo conselheiros de Lula, a esperança é que, além da onda de sucessos da extrema-direita em alguns países, há também um avanço de partidos de centro e centro-esquerda não só no Reino Unido mas também em Portugal, Espanha e países nórdicos. A eleição mais importante nesse enfrentamento será a dos Estados Unidos, com Donald Trump, expoente da direita, tentando voltar à presidência americana.

Os trabalhistas, partido de centro-esquerda que migrou um pouco mais para o centro pelas mãos do futuro novo primeiro-ministro, Keir Starmer, têm posições mais afinadas com a centro-esquerda brasileira. O clima fica melhor entre os dois países e será um reforço à aliança mundial para se contrapor ao avanço da extrema-direita no mundo.

Na América do Sul, Lula enfrenta a disputa política na região com o presidente da Argentina, Javier Milei, aliado de Jair Bolsonaro. Neste sábado (6), Milei estará em Santa Catarina, participando de encontro de políticos de direita no Brasil. Lá, pode se encontrar com Bolsonaro.

Enquanto isso, Milei avisou que não participará da reunião do Mercosul no Paraguai e mandou sua chanceler no seu lugar. Uma decisão criticada pela diplomacia brasileira, por sinalizar uma falta de comprometimento com o bloco, que busca fechar um acordo com a União Europeia, que vai beneficiar a Argentina.

Veja também

BMG Energia propõe criação de hub de energia renovável no sudoeste baiano

A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!