om o tema “Estou do Seu Lado”, a Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida, ocupou a Tribuna da Câmara, na última quarta-feira (18), para falar sobre a campanha “Setembro Amarelo”, desenvolvida com o objetivo de prevenir o suicídio, já que o número de pessoas que se suicidam no mundo é preocupante. Os palestrantes foram o psiquiatra Francisco Honorato e a psicopedagoga, Tatiana Gusmão.
A sessão foi dirigida pelo vice-presidente, João Felipe de Melo Lacerda. Durante a explanação a Associação disse que houve aumento nos casos de suicídio. Somente no Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa tenta suicídio. Enquanto no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde. A ideia do Setembro Amarelo é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.
Em Barreiras, a campanha quer conscientizar que a pessoa que tenta suicídio não está fazendo drama; não é pra chamar atenção; nem é falta de Deus e muito menos frescura, e mostra que existem formas de superar o sofrimento. De acordo com a Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida, em geral, os suicídios são planejados e as pessoas dão sinais, e avisam e pedem ajuda por ajuda de maneira consciente e inconsciente.
A Câmara de Vereadores apoia a campanha Setembro Amarelo. Na última sexta-feira (20) ocorreu a IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio.