O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Targino Machado (DEM) disse nesta terça-feira (3), após encontro com o presidente da Casa Nelson Leal (PP), afirmou que o pepista negou que esteja acontecendo uma articulação para a recondução dele a presidência após termino do biênio no final de 2020. “Acabei de perguntar a Nelson [Leal] se existe isso e ele disse que a minha parte não”, disse Machado.
“Não fui ouvido a respeito desta, que seria uma PEC, eu não fui ouvido e quero que apareça alguém que foi ouvido para me falar”, disparou Targino. Quando questionado se concordaria caso houvesse possibilidade o deputado estadual rebateu com outro questionamento: “vou concordar com o que não existe?”.
Também nesta terça, de acordo com o Bahia Notícias, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) negou que a bancada de oposição tenha tratado sobre a possibilidade de um possível novo mandato de Nelson Leal (PP).
A reeleição de presidentes está proibida na AL-BA. O próximo presidente, para o biênio 2021-2022, por acordo feito pelo governador Rui Costa (PT), seria o deputado Adolfo Menezes (PSD).
Nos bastidores, há rumores de que aliados de Leal articulam para se aprovar um projeto a fim de a Casa voltar a ter reeleição para presidente. Neste cenário, o progressista poderia pleitear um novo mandato.