O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, autorizou a prefeitura a ampliar o horário de atendimento de dois postos de saúde em Salvador, segundo o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates. De acordo com o titular da SMS, as unidades que terão mais tempo de funcionamento ficarão em Ilha Amarela e Paripe, no Subúrbio.
Atualmente os postos de saúde funcionam por um período de 8 horas por dia. Agora, com a decisão ministro, vão passar a ter o atendimento por 12 horas. A ampliação do horário faz parte do programa “Saúde na hora”. Segundo Prates, que se reuniu com o ministro nesta semana, a ideia é que, com o tempo, outras unidades também ampliem o horário de atendimento.
O secretário afirmou ainda que, após encontro com o ministro, ficou definido que o Programa Integrado de Residências em Saúde (PIRS) lançado nesta semana será chamado de “Mais Saúde”. Por enquanto, o programa tem vagas apenas para médicos, mas a intenção é que contemple outras profissões, como farmácia e enfermagem.