Representante do Extremo Sul da Bahia, o Deputado Estadual Jânio Natal apresentou, ao Governador Rui Costa e ao Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, Indicação para implantação de unidade de hemodiálise na cidade de Porto Seguro, que atenda à população local, aos turistas e a toda a Costa do Descobrimento.
Justificando a proposição, o parlamentar relembra: “Já por duas vezes, em março de 2016 e abril de 2017, apresentei Indicações para a criação desta Unidade de Hemodiálise, visando atender aos inúmeros portadores de doenças renais em Porto Seguro (que conta com mais de 160.000 habitantes) e municípios circunvizinhos, além dos mais de 1.600.000 turistas que visitam a região anualmente.”.
O mau funcionamento dos rins atinge grande número de pessoas e acarreta grande risco de vida, embora a doença seja silenciosa. Com a hemodiálise, pessoas com as funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc.
É um procedimento altamente especializado, com sessões que duram de 3 a 5 horas e necessitam ser repetidas 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. Imagine-se, portanto, o desconforto dos portadores de doenças renais crônicas, quando forçados a deslocar-se para outras cidades, a fim de realizar as sessões de que necessitam.
Esta situação vem ocorrendo em Porto Seguro e nos municípios vizinhos: muitos pacientes são forçados a viajar para Eunápolis, sujeitando-se aos riscos e desconfortos da estrada, às vezes todos os dias, o que será evitado com a implantação da unidade ora sugerida, que virá servir também aos nossos turistas.
“Neste momento, em que o Governo do Estado vem dedicando especial atenção à saúde dos baianos, mais uma vez INDICO ao Exmo. Senhor Governador Rui Costa e ao Secretário da Saúde Pública do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas-Boas, a implantação desta unidade, um grande benefício para os muitos pacientes renais crônicos de toda a Costa do Descobrimento!”, conclui Jânio Natal.