quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Morre o jornalista Audálio Dantas, aos 88 anos

Morre o jornalista Audálio Dantas, aos 88 anos

quinta-feira 31 de maio de 2018 às 08:43h

Morreu na tarde desta última quarta-feira o jornalista Audálio Dantas, aos 88 anos. O escritor estava internado no Hospital Premier, em São Paulo, e sofria de um câncer no intestino, fígado e pulmões. Ele deixa a esposa, Vanira Kunc e quatro filhos.

Audálio Dantas nasceu em Tanque D’Árca, em Alagoas, e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo na época da ditadura militar, quando o jornalista Vladimir Herzog foi morto pela repressão. Na ocasião, Dantas foi uma das vozes mais contundentes contra a versão oficial de suicídio alardeada pelo regime militar. O jornalista foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por sua luta a favor dos direitos humanos.

Ao longo de sua carreira, trabalhou nas revistas O Cruzeiro, Quatro Rodas, Realidade e no jornal Folha da Manhã. Também foi correspondente da revista Veja. Dantas foi o primeiro presidente eleito por voto direto da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e deputado federal pelo PMDB (hoje MDB) de São Paulo na década de 70.

Como escritor, lançou diversos livros, entre eles As duas Guerras de Vlado Herzog (livro vencedor do Prêmio Jabuti) e Graciliano Ramos.

Segundo a família, o corpo de Audálio Dantas será cremado. Não foram divulgados detalhes do velório.

Veja também

De general a almirante, PF inclui 24 militares entre indiciados por tentativa de golpe

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitão da reserva do Exército, a Polícia Federal indiciou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!