A falta de serviços de infraestrutura, sobretudo contenção de encostas, tem preocupado os moradores do Engenho Velho da Federação, que temem a ocorrência de deslizamentos em função das fortes chuvas que vêm caindo na cidade.
Para fazer um apelo aos vereadores, Edmilson Sales e Edilson Silva representaram a comunidade na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, na sessão ordinária na segunda-feira (8).
Eles pediram a intervenção dos parlamentares junto à prefeitura, para uma avaliação urgente dos pontos críticos do bairro. Entre eles, Edmilson destacou as encostas da rua Apolinário Santana, onde em 2009 morreram duas pessoas soterradas, e da travessa Santa Rita.
Edmilson ressaltou ainda a ameaça de queda de três árvores, próximas à Escola Municipal Cidade de Jequié, o que pode ocasionar uma tragédia. A deficiência do serviço de transporte público também foi apontada por Edilson Silva.
Plano Diretor
As vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT) e o vereador Marcos Mendes (PSOL) se solidarizaram com os representantes dos moradores do Engenho Velho da Federação. “A prefeitura só se preocupa em fazer festas no verão e não prepara a cidade para enfrentar as chuvas. Há muito tempo cobramos o envio do Plano Diretor de Encostas a esta Casa”, acusou Aladilce, propondo a elaboração de um documento cobrando um programa de contenção de encostas e drenagem de águas pluviais.
Marcos Mendes propôs a convocação do secretário municipal de Infraestrutura, Bruno Reis, “para esclarecer porque as obras de contenção de encostas não estão sendo feitas em Salvador”.