A instalação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Simões Filho, com a oferta de cursos presenciais e EAD, é defendida pela deputada estadual Kátia Oliveira (MDB).
Para a parlamentar, é momento de reacender esse debate, sobretudo após o fim da greve das universidades estaduais. “As universidades precisam de investimentos para que tenham boas condições de pesquisa e valorização dos profissionais que atuam nelas”, disse.
Para ela, a necessidade de se ter um campus da Uneb no município é imperativa, principalmente por conta do número de estudantes da cidade cadastrados junto a Secretaria Municipal de Educação para uso do transporte universitário para outras cidades, como Salvador e Camaçari. “Esse fenômeno tem, inclusive, repercussões financeiras graves para o município. Afinal os jovens e adultos – grandes consumidores – encontram-se fora do perímetro do município todas as noites, gastando seus recursos financeiros em outras cidades. Assim, implantação de um centro universitário pode contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do comércio local”, pondera.